Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

domingo, 24 de janeiro de 2016

Vicente Seno: nascido para o Karatê




Apesar de conhecer o karatê como esporte apenas aos 18 anos, podemos afirmar que Vicente Seno nasceu para o karatê. Hoje, aos 53 anos de idade e com mais de 35 anos dedicados ao esporte, o sensei faixa preta 5º dan tem orgulho de ensinar o karatê para crianças, jovens e adultos na Associação Atlética Botucatuense (AAB)  também em projetos sociais da cidade.
Atualmente são mais de 200 alunos pela cidade e dezenas de atletas qualificados entre os melhores do Estado pela Federação Paulista de Karatê Interestios (FPKI).  A reportagem do Diário da Serra conversou com Vicente Seno. Em uma entrevista de mais de uma hora de entrevista ele contou um pouco de suas história, seus sonhos e metas para 2016.
Diário da Serra – Quando se interessou pelo karatê?
Vicente Seno – Comecei a praticar karaté em 1980 com professor Alberto Nagashima. Um amigo me convidou para ir à academia, eu nem sabia o que era karatê. Fui até o local e fiz muitas perguntas sobre o esporte para o mestre. No dia seguinte já iniciei a pratica. Naquela época o karatê não era tão competitivo como hoje. Na minha primeira competição fiquei em segundo lugar no kata e guardo até hoje a medalha de recordação. Em 1984 por motivos de trabalho me mudei para São Paulo e lá dei continuidade no esporte. Me formei em 1987 com o mesmo mestre que formou o meu primeiro sensei. Agradeço muito a eles e nunca vou esquecer do meu primeiro passo no karatê.
DS - O que significa o Karatê para você?
VS - Hoje sou profissional nesta arte e vivo dela. Ensino aos meus discípulos tudo o que eu aprendi e algo mais. Não vivo sem esta arte, tenho muito orgulho de ser um faixa preta. O meu lema é “se você praticar o karate a vida toda, um dia você será um sensei de verdade”. O esporte me proporciona conhecer cada vez mais pessoas diferentes e fazer amizades. O karatê não é só luta, é um estilo de vida.  Como técnico, dirijo a equipe da modalidade em Botucatu desde 2003. Não sei daqui prá frente, porque tudo muda. Como atleta já não penso mais em competir, só me dedicar as aulas e aos alunos.
DS – Quais seus objetivos para 2016?
VS - Espero continuar com os mesmos projetos onde atuem no ano passo e conquistar vários títulos com atletas de Botucatu. Também quero realizar a 3º Copa Botucatu de Karatê Interestilos, promovida pela FPKI em junho.
DS – Tem algum sonho no esporte?
VS – Meu sonho já está realizado, formando várias faixas pretas. Hoje, para ter uma ideia, o mais novo tem 13 anos de idade e já representa Botucatu e Brasil. Nosso sonho é poder levá-lo para participar de competições internacionais fora do Brasil.
DS – Qual é o segredo para ter sucesso em um esporte que recebe tão pouco incentivo?
VS - Muita dedicação aos treinos, alimentação correta e descansar bem. No ano passado vários atletas de Botucatu foram ranqueados e conquistaram prêmios de “Melhores do Ano do Esporte”. A AAB e a Prefeitura também terminaram o ano ranqueadas entre as 10 melhores do Estado. Fomos campeões do Polo Cuesta, Campeonato Brasileiro entre outros.
DS – O que falta para Botucatu se tornar uma referencia no esporte?
VS – Alguém com boa vontade de dar a largada, alguém que entenda de esportes. Botucatu tem muitos atletas bons em varias modalidades, não só no karatê.  Falta um empurrãozinho.
DS – Você acredita que o karatê possa se tornar um esporte olímpico?
VS - Difícil saber, tem muita política por trás. Mas tem tudo para dar certo e eu acredito que isso vai acontecer um dia.

0 comentários: