Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

sábado, 23 de outubro de 2010

Do Blog TRINCHEIRA DO FACIOLI


Essa é demais: tucanaram o Saci. Qual é o limite da mesquinharia?

Eu já vi muita coisa na minha vida, mas essa aqui é demais. Qual é o limite da mesquinharia? Descobri que vai longe. Depois de tentarem colocar o Saci de Botucatu no ostracismo, os tucanos me surpreenderam de novo. Agora, resolveram mudar a cor da touca do Saci. Alguém aí já viu Saci com touca azul? Pois é, mas em Botucatu, isso aconteceu. Monteiro Lobato, o criador do personagem, deve estar dando mortal de costas em seu túmulo.

Primeiro, o atual governo municipal tentou acabar com o Festival Nacional do Saci por puro revanchismo, só porque foi criado pelo ex-secretário Wilson Nakamoto em 2001 durante o primeiro governo do PT. Com a resistência da sociedade, foram obrigados a voltar com o evento. É bem verdade que, sem o apoio governamental que era dado anteriormente. Vale lembrar que tem gente no governo municipal que acha que "saci" é coisa do "demo". Segundo, misturaram política ou melhor "politicagem" com folclore brasileiro.

No twitter, a falta de bom senso de quem tomou essa medida já virou hit. Tem gente dizendo que o Saci virou um Smurff.

Se eu fosse irônico - todo mundo sabe que não sou - diria: Parabéns, formos surpreendidos de novo!

Érick Facioli - Defensor do Saci, da cultura e do folclore brasileiro, independentemente da minha orientação política.

0 comentários: