Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Há 5 anos Botucatu sediava os Jogos Abertos do Interior




Há cinco anos, a cidade de Botucatu vivia um dos momentos mais históricos no esporte local. NOssa cidade sediava a 69ª edição dos Jogos Abertos do Interior, a maior competição esportiva do País.

Naquela oportunidade, Botucatu recebeu mais de 15 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e equipes de apoio de 194 municípios, um recorde na história dos Jogos Abertos até então.

A cidade de Botucatu sediou entre os dias 8 e 20 de outubro de 2005, os Jogos Abertos do Interior pela primeira vez na história, exatamente no ano em que completou 150 anos.

Cerca de 15 mil atletas, técnicos e dirigentes, divididos em 194 delegações de todo o Estado de São Paulo estiveram em Botucatu participando da competição. As principais equipes esportivas do País nas mais diversas modalidades representaram seus municípios naquela que é considerada a maior competição esportiva da América Latina.

Botucatu foi escolhida para sediar os Jogos Abertos do Interior de 2005 em eleição realizada em 2003 durante os Jogos Abertos de Santos. Com 53 votos, Botucatu venceu em 1º turno as cidades de Americana, que teve 34 votos, e Ribeirão Preto, com 14 votos. A cidade de Caieiras, na grande São Paulo, também estava na disputa, mas desistiu para dar apoio a Botucatu. Participaram da eleição 101 municípios, dos 123 que tinham direito a voto. O voto foi aberto e somente o prefeito ou o chefe da delegação podiam votar.

Durante a eleição, cada cidade teve direito a 20 minutos para expor os motivos que levaram o município a pleitear o direito de realizar os Jogos. O prefeito Mário Ielo foi o responsável por defender a candidatura de Botucatu.

A cobertura dos jogos abertos do interior mobilizou toda a imprensa paulista e nacional. Duas emissoras de TV em rede nacional transmitiram ao vivo os Jogos Abertos do Interior naquele ano: o canal à cabo esportivo ESPN e a TV Cultura. Além das transmissões ao vivo, outras emissoras se mobilizaram para transmitirem flashes ao vivo e boletins diários em suas programações: a TV TEM, responsável por um pool das 10 emissoras afiliadas da Rede Globo do Estado de São Paulo, a TV Record de Bauru, a Rede TV e a local TV Serrana. Os principais jornais do Estado também mandaram repórteres e fotógrafos para Botucatu.

Uma das principais atrações de Botucatu nos Jogos Abertos do Interior, sem dúvida nenhuma, foi a equipe de atletismo. A Prefeitura de Botucatu firmou uma parceria com a equipe de velocidade comandada pelo técnico da seleção brasileira professor Jaime Neto.

Entre os destaques da equipe Claudinei Quirino, Vicente Lenilson, Eronildes de Araújo e André Domingos.

Os Jogos Abertos do Interior foram disputados em cerca de 30 instalações esportivas de Botucatu e São Manuel. Para abrigar uma média de 80 jogos por dia foram utilizados 16 ginásios: além dos ginásios municipais de Botucatu e São Manuel, foram realizadas partidas nos dois ginásios da AAF, nos dois da AAB, os 3 do La Salle, Santa Marcelina, Ginásio Municipal de São Manuel, BTC, Sesi, Escola Luiz Carlos Aranha Pacheco, Escola Sophia Gabriel de Oliveira, Escola Luiz TácitoVirgínio dos Santos e Faculdade de Ciências Agronômicas.

As competições também foram desenvolvidas no Estádio Municipal, canchas de bocha e malha e pista de atletismo do Inca, Tênis Clube de São Manuel, Estádio do Sesi, Estádio Municipal de São Manuel, quadras de tênis da AAB, piscinas da AAF e campus do Lageado. Para o vôlei de areia foi montada uma arena com três quadras atrás do ginásio municipal.

Na parte técnica, Botucatu conquistou 29 medalhas, sendo 9 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze. Foi a melhor participação da cidade em Jogos Abertos do Interior. Nossa cidade ficou em 7º lugar no quadro de medalhas e em 22º lugar na classificação por pontos.

Aproximadamente 13 mil pessoas estiveram na noite do dia 9 de outubro, no Ginásio Municipal Mário Covas para a cerimônia de abertura dos 69º Jogos Abertos do Interior. Os dados são da Polícia Militar.

A lotação do ginásio está completa [oito mil pessoas]. Do lado de fora, assistindo nos telões temos cerca de mais cinco mil pessoas. O mais importante é que não tivemos nenhuma ocorrência grave”, disse na época o tenente e comandante do policiamento no local, Cláudio Hayashi.

A cerimônia teve início às 19h30, com um número artístico encenado por alunos da academia Oficina da Dança e teve a presença de diversas autoridades, dentre as quais do Secretário Estadual dos Esportes e Lazer, Lars Grael.

Durante a entrada das delegações foram exibidas nos telões do ginásio imagens de conhecidos esportistas botucatuenses, como o campeão mundial universitário de judô, Matheus Sugizaki e o piloto de fórmula 1 Felipe Massa. A entrada dos atletas de Botucatu foi emocionante, sob aplausos dos presentes. Toda a delegação local, em um total de 300 atletas, participou da cerimônia.

As bandeiras [municipal, estadual, nacional e dos Jogos Abertos] foram conduzidas pelo time feminino de basquete de Botucatu da década de 60 e 70 – o qual foi homenageado.

O hino nacional e municipal foram executados pelo coral do núcleo assistencial Joanna de Angelis, composto por 37 adolescentes.

O acendimento da pira olímpica foi feito pelo botucatuense tri-campeão mundial de futebol em 1970, no México, José Maria - o Super Zé. Em seguida, as delegações se retiraram e aconteceram apresentações de danças executadas por 650 crianças de escolas da rede municipal de ensino e coordenadas pela academia Oficina da Dança.

O juramento foi feito pelo Campeão Brasileiro no Rio de Janeiro e sul-americano na Argentina de provas combinadas Máster de 2005, também no decatlo, pela equipe Brasil Telecom/Prefeitura de Botucatu, Dilermando Aparecido Alves.

O evento foi encerrado com apresentação das bandas marciais do Cepra/Unifac e do Colégio Santa Marcelina.

Assim, Botucatu entrou de vez para a história dos grandes eventos esportivos do Brasil.

0 comentários: