VAMOS FALAR DE ESPORTES

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

Qual a expectativa da estréia do seu time no Paulistão?

Arthur Donato, palmeirense e estudante
Espero no mínino uma boa goleada para começar com o pé direito o Campeonato Paulista. Estou bastante otimista e tenho certeza que será um ano cheio de conquistas.

Luciano Ebúrneo, palmeirense, representante comercial
Espero que faça não só uma boa estréia, mas um bom campeonato. Que a equipe se entrose rapidamente para fazer uma boa Copa Libertadores e, se der, ficar campeão Paulista, Brasileiro e também da Libertadores.

Vanderley Rene, corintiano, motador mecânico
Espero que possa mostrar um futebol de alto nível, mesmo com a equipe em formação. Acredito muito no trabalho do Tite e, embora não tenha tido tempo, os jogadores que permaneceram e os que chegaram têm muita qualidade.


Murilo Tancler, corintiano, fisioterapeuta
Vai ser uma estréia difícil, com dificuldades naturais, afinal o time está sendo reformulado. De qualquer maneira, acredito no trabalho do Tite sempre. Ele é fera e saberá organizar o time novamente.qUAL 
Continue...

PEREIRINHA FAZ ANÁLISE DE 2015 E PROJETA 2016

Dificilmente o esporte é visto pelos administradores públicos como uma ação social. Prova disso, é o baixo percentual do orçamento destinado às secretarias de esportes. Nesta entrevista ao Diário, o secretário municipal de Esportes, Antonio Carlos Pereira, explica como sua pasta enfrentou esse e outras dificuldades em 2015 e como pretende ampliar os investimentos neste ano.
Pereirinha, como é conhecido, assumiu a Secretaria de Esportes em 2009, credenciado pela história que possui dentro esporte estadual e nacional. Apesar das críticas iniciais pelo fato de não ser botucatuense, o dirigente conseguiu reduzir a desconfiança mostrando-se um hábil captador de recursos externos. Deixou a secretaria no final do primeiro governo de João Cury para assumir um cargo na organização da Copa do Mundo.
Doente, voltou a Botucatu e ficou afastando das atividades profissionais por um bom tempo até ser convidado para voltar à Secretaria no segundo mandado do prefeito João Cury.
Diário da Serra - Como a Secretaria tem feito para atender as inúmeras demandas dos esportistas botucatuenses?
Professor Pereira - 
Esta secretaria tem pautado suas decisões no diálogo com os diversos segmentos esportivos da cidade: clubes, associações de diversas modalidades (Judô, Karate, Jiu Jitsu, Kung Fu, Capoeira, Ciclismo, Atletismo,Basquete, Voleibol), organizadores de eventos (Brasil Ride, Haka Race, Corrida Explorer, Federações Esportivas, Yescom) e toma suas decisões com base no número de beneficiados e na disponibilidade orçamentária. Nosso compromisso maior é de assegurar a democratização do acesso aos recursos públicos. E nos últimos anos conseguimos ampliar o número de entidades com as quais estabelecemos convênios e parcerias. Essa é uma marca dessa administração que muito nos orgulha.

DS - Por que o Esporte tem uma parcela tão pequena nos orçamentos públicos de uma forma em geral?
PP - Essa é uma realidade que fica evidenciada quando se olha para os orçamentos dos municípios, dos estados e do Governo Federal. No Brasil, ainda existem carências em muitas áreas. Se comparado com a maior parte dos municípios, a situação de Botucatu ainda pode ser considerada privilegiada. Na grande maioria das cidades, os recursos destinados ao esporte ficam entre 0,3% e 0,5% do orçamento geral. Em Botucatu, mais de 1,5% do total geral que se arrecada é destinado ao esporte. Este quadro na minha leitura se deve a necessidade de se investir mais em educação, saúde, segurança, infraestrutura. Em alguns casos, sabemos que os índices mínimos obrigatórios são insuficientes para atender as necessidades básicas da população. Para que se tenha uma ideia, na Saúde vários serviços e equipamentos novos foram abertos como Pronto Socorros, SAMU, novos postos de saúde, além da necessidade de destinação de recursos para compra de medicamentos, campanhas de vacinação, ambulâncias, contratação de profissionais. Na Educação, temos a compra de material escolar, uniformes, equipamentos, construção de escolas e creches, etc. Por conta dessa realidade, é preciso ressaltar o trabalho que o prefeito João Cury realizou nos últimos oito anos buscando recursos extra-orçamentários que contribuíram para a construção de novos equipamentos esportivos em nossa cidade. Hoje a prefeitura tem a noção clara das necessidades na área esportiva e, na medida do possível, elabora bons projetos e mantém boas relações com os governos estadual e federal que nos permitem pleitear recursos para execução de obras e ações que beneficiam a nossa população.

DS - Quais foram as principais ações da Secretaria de Esporte em 2015?
PP
 - Podemos destacar a abertura de licitações para a construção do Centro Esportivo na Praça Heróis do Araguaia (Monte Mor) e construção do Ginásio Paradesportivo atrás do Ginásio Mario Covas, ambos com verba do Ministério do Esporte; participação nos diversos eventos do calendário esportivo Estadual e Regional (Jogos Regionais Jogos Abertos, Jori, Jogos Abertos do Idoso, competições de federações esportivas, Copa TV Tem e Record, entre outros); promoção de diversos eventos de modalidades que enfatizam o esporte de  aventura (trekking, Mountain Bike, caminhadas, corridas de ciclismo, corridas a pé, moto cross, etc. e nos diversos campeonatos de futebol e futsal em diversas faixas etárias). Melhoramos a estrutura das praças esportivas; ampliamos os espaços que passaram a contar com academias ao livre; apoiamos as mais diversas iniciativas e eventos esportivos e demos todo o suporte para o trabalho das escolinhas.

DS - Quais os principais objetivos para 2016?
PP - Os principais objetivos são a entrega dos dois ginásios esportivos (Monte Mor e Paradesportivo); do Centro Paradesportivo que abriga um grande conjunto aquático; ampliação da Praça da Juventude com a revitalização do Bosque do Sossego (paisagismo, iluminação, câmeras de segurança já executados) e construção de quadra de tênis, nova administração, academia ao ar livre (em fase de licitação); além de continuar trabalhando para transformação do antigo campo da Vila Maria em um grande complexo esportivo.

DS - Botucatu deixou de ter esporte coletivo de alto rendimento. Primeiro foi o futebol feminino, agora é a vez de o futsal masculino acabar. A prefeitura pretende fazer alguma coisa para tentar ajudar esses clubes a manterem equipes competitivas?
PP - A Prefeitura apóia os clubes sociais da cidade por intermédio do aluguel de suas instalações para atender a efetivação das escolas de esporte, através de projetos sociais executados pelas entidades e transporte para as competições. É vedada pelo Tribunal de Contas a liberação de verba específica para o desenvolvimento de esporte de alto rendimento. Quanto à modalidade de futebol feminino, a Prefeitura apoiou esta modalidade em 2014 com recursos, mas devido a sua prestação de contas estarem em desacordo com normas da administração pública, não pudemos continuar com este apoio.
Mas nem por isso, em 2015, deixamos de participar com vitórias nos Jogos Regionais e Abertos, nas Copas TV Tem e Record. Quanto ao futsal adulto, pelas mesmas razões não temos como fazer aporte direto de recursos para esta categoria, mas continuaremos colaborando com Associação Atlética Botucatuense no tocante a transporte para competições oficiais nas categorias menores e nas outras modalidades. Aquilo que estiver ao nosso alcance continuará sendo feito, porque entendemos que os clubes esportivos prestam um grande serviço à cidade.

DS - Você tem uma grande experiência na área esportiva. Não seria interessante para cidade ter um esporte como referência? Unindo clubes, prefeitura e iniciativa privada?
PP -
 Claro que seria interessante termos uma modalidade de esporte coletivo em nossa cidade. Mas não basta ter vontade. É preciso que haja suporte financeiro para que isso aconteça. Esporte de alto rendimento requer estrutura, muito investimento e participação da iniciativa privada. Os clubes não dispõem de orçamento suficiente para isso. Já as empresas têm as suas dificuldades para aportar recursos mesmo contando com leis de incentivo tanto em nível estadual como federal. Por exemplo, a Caio/Induscar apoiou a Associação Botucatuense de Desporto com aproximadamente quatrocentos mil reais via Lei de Incentivo Federal (Imposto de Renda). Creio que após uma avaliação do resultado obtido não manifestou mais interesse em continuar com este apoio. Já a prefeitura não pode fazer esse desembolso. Temos trabalhado pela criação de uma cultura esportiva na cidade, oferecendo condições para que a prática do esporte aconteça nos mais diversos bairros. Além disso, estamos sempre abertos a estabelecer parcerias e discutir projetos que possam, dentro das nossas possibilidades, resultar na criação de equipes de alto rendimento.

DS - Qual a análise das escolinhas esportivas? Elas estão atendendo quantas pessoas?
PP - As escolas de esportes são uma necessidade e têm atendido os objetivos desta administração em todas as faixas etárias. Hoje contamos com cerca de 4.500 alunos. Convém ressaltar que esta clientela é bem diferente de dez anos atrás, quando eles andavam tranquilamente mil metros para realizarem suas atividades. A cidade cresceu muito havendo a necessidade de deslocamentos para praticar determinada modalidade. Mas continuamos dando total apoio aos núcleos de iniciação esportiva espalhados pela cidade, já que cumprem uma função social importante.   

DS - Qual a sua visão sobre essa polêmica envolvendo na liberação do uso de carrinhos de bebê na pista do Inca? Você concorda com a decisão do prefeito?
PP - Primeiramente é preciso esclarecer que a decisão não foi somente do prefeito. Eu fui consultado e apoiei esta solicitação, pois não vi, e não vejo como pode prejudicar os usuários da pista de atletismo do Estádio Municipal. Aquela pista possui seis raias e três delas são reservadas para os atletas. Inclusive cadeirantes, que treinam em horários variados (manhã, tarde, noite). Existe uma clientela de praticantes de caminhada que se utiliza de duas raias e a raia seis para as pessoas que querem levar seus filhos ou netos em carrinhos para continuar com a sua prática da atividade física. A utilização não passa de três a quatro pessoas por dia. Com certeza não causa transtorno a ninguém.

DS - Qual a importância da passagem da tocha olímpica por Botucatu?
PP - A importância é extremamente significativa. Primeiro que Botucatu será uma das 300 cidades do Brasil que terão este privilégio. Segundo que será uma das 41 cidades do Estado de São Paulo. Terceiro que nos próximos cinquenta anos não haverá outra Olimpíada no Brasil. E quarto que Botucatu está inserida na realização deste grande evento esportivo internacional, que com certeza estará presente em todo o seu percurso.

DS - Em sua opinião, qual a importância da Olimpíada para o Brasil? Ela trará benefícios?
PP - No que se refere à importância esportiva não há como negar que o esporte brasileiro tem se beneficiado. As equipes contarão com treinamento adequado, eventos testes, grandes instalações esportivas, legado principalmente para a idade do Rio de Janeiro, competições de alto nível e a visibilidade do País no cenário Internacional. Com certeza trará benefícios, mas para se concretizar todo este legado se faz necessário haver um aprimoramento na gestão das entidades que dirigem o esporte brasileiro, (confederações, federações, comitês olímpico e paralímpico, ministério e secretarias estaduais e municipais).
Continue...

Qual a expectativa da estréia do seu time no Paulistão?

João Bernardo, santista, funcionário público
Espero que o time entre com confiança como no ano passado, quando fomos campeões. Apesar de ter perdido alguns jogadores, creio que o Santos vai vir forte para o campeonato paulista e também para o Brasileiro.

Renato cebolasão paulino, metalúrgico
Estou confiante, pois com os novos reforços, sabemos que o time terá muita raça para ganhar os jogos, um deles é Lugano, que está vindo com muita garra para ser o nosso novo líder e lutar junto com os outros jogadores.

Antonio Scapólio, santista, funcionário público
Espero um futebol bonito, pra frente com o meu time sempre buscando o gol e, que, ao término do campeonato comemoremos mais um título, como de costume. O Paulista é nosso!



Renato Moral, são paulino e professor de Educação Física
Eu acho que meu time estréie sem surpresa, ou seja, com vitoria. O time se reforçou onde precisava, zaga e ataque, manteve o Ganso e.Michel, que são os.motores da equipe. Estamos com novos lideres no elenco e mais motivados.
Continue...

SKATE NA CECAP

Os skatistas de plantão poderão participar, no dia 21 de fevereiro, a 3ª edição da Copa Acesso Skate Shop que será realizada na pista da CECAP. O evento será para skatistas nas categorias Mirim, Iniciante e Amador.
Continue...

COPA INTEGRAÇÃO

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo vai promover a partir de março a Copa Integração de Futsal 2016. As entidades interessadas poderão inscrever sua equipe a partir do dia 27 até o dia 20 de fevereiro no Ginásio Municipal de Esportes. Informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-6261 e 3882-8100.

COPA INTEGRAÇÃO 2
Será disputada nas categorias Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 Masculino, além de Sub-15 e Sub-17 Feminino. Os jogos vão ser realizados no Ginásio Municipal de Esportes “Dr.Mário Covas”.
Continue...

CUESTA EMPATA E AVANÇA

A equipe Cuesta FC garantiu vaga na segunda fase do Campeonato Regional de Conchas de Futsal. Na quinta-feira (28), o time de Botucatu enfrentou Torre de Pedra, atual campeão, e empatou em 2 a 2, garantindo o primeiro lugar do grupo. Os gols do jogo foram marcados por Buiú e Belém.
Continue...

SUB-20 VEM AI

As equipes interessadas em participar do tradicional Campeonato Botucatuense de Futebol Varzeano – categoria Sub-20 poderão se inscrever a partir do dia 27 deste mês na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. As inscrições vão até o dia 29 de fevereiro. O campeonato deve começar em março e serve como seletiva para escolher os atletas que vão integrar a equipe de Botucatu nos Jogos Regionais.
Continue...

MUDANÇAS NO KARATÊ

Corre nos bastidores possiveis mudanças no comando do Karatê em Botucatu. Em reunião realizada no Ginásio Municipal de Esportes, comandada pelo secretário municipal de esportes, lazer e turismo, professor Antonio Carlos Pereira, reuniu vários atletas e responsáveis por projetos discutiram os rumos da modalidade neste ano.

TROCA DE COMANDO
Há mais de 10 anos à frente da equipe de Karatê de Botucatu, Vicente Senno, deverá ser trocado por Ramon Maitan, que é ligado ao vereador Isaias Colino (PSDB). Essa possível mudança não tem agradado alguns atletas que defendem a cidade nas competições. Muitos deles são contra a troca de comando.

MUDANÇA DE FEDERAÇÃO
Outra proposta do “novo comando” do Karatê em nossa cidade é a troca de Federaçao. Atualmente Botucatu faz parte da Federação Paulista de Karatê Interestilos – FPKI. De acordo com informações, Botucatu deverá fazer parte da ACAK – Associação Cooperativa das Academias de Karatê.
Continue...

VÁRZEA EM AÇÃO

As equipes do futebol varzeano de Botucatu já estão se movimentando para a temporada 2016. No sáado (23), no Estádio “Prof. João Roberto Pilan” (ex-campo do Inca) aconteceu uma partida amistosa entre a Associação Atlética Ferroviária e Peabiru Futebol Clube. O time do Peabiru levou a melhor e venceu por 4 a 2.

COMO LATERAL É UM BOM ARBITRO
Na partida entre AAF e Peabiru FC, destaque para a participação de Rafael Acerra que atuou na lateral direita do tricolor da baixada. Os “corneteiros” de plantão garantem que como lateral Acerra é um bom árbitro de futebol.
Acerra faz parte do quadro da Federação Paulista e já atuou em várias partidas dos campeonatos das Séries A2 e A3, além de jogos da categoria de base.
Continue...

AAB ENCARA BRAGANTINO NO PAULISTA


A Federação Paulista de FutMesa divulgou a tabela do Campeonato Paulista Série A2. Este ano, a competição terá a participação de apenas 5 equipes: AA Botucatuense/SE Arapongas, CEPE 2004 (Santos), Litovale (Taubaté), Cisplatina (São Paulo) e CA Bragantino (Bragança Paulista). De acordo com o regulamento do campeonato, as equipes vão se enfrentar em jogos de ida e volta e quem somar o maior número de pontos será o campeão. O regulamento aponta ainda que apenas o campeão da Série A2 terá acesso direto para a Primeira Divisão em 2017. Já o vice-campeão terá que disputar uma partida extra contra o nono colocado da Série A1 para buscar o acesso.
A primeira rodada vai ser disputada no próximo dia 31. A Veterana folga na abertura do campeonato. A estréia do time botucatuense será no dia 14 de fevereiro, fora de casa, contra o CA Bragantino às 10 horas. No dia 20 março, joga em casa, a Veterana enfrenta o Cisplatina FC. No dia 17 de abril joga em Taubaté contra o Litovale e no dia 1º de maio joga em Santos contra o CEPE 2004, fechando o primeiro turno.
A AAB/SE Arapongas conta com o apoio da Dallaqua Vidraçaria, Mello Piscinas, Caco Loja Agricolas e Marcenaria Artistica Moderna.
Continue...

Cuesta FC defende Botucatu em Conchas

A equipe do Cuesta FC é a única representante de Botucatu na tradicional Copa Conchas de Futsal Masculino, que em 2016 acontece em sua 20ª edição. O torneio promovido pela Prefeitura de Conchas conta com a participação de 12 equipes representando, além da cidade-sede e Botucatu, as cidades de Tatuí, Torre de Pedra, Cerquilho, Tietê, Itapetininga, Laranjal Paulista e Pardinho.

Time de feras
O Cuesta FC foi formado recentemente por meio de uma ação de Renato Cebola, Rodrigo Tilico, Lu Império e Josinei Rosolino. A intenção édisputar competições regionais. O time conta com grandes craques do futsal botucatuense, alguns inclusive que já atuaram na Europa: Belém, Césr e Léo jogaram na Itália; Gustavo e Nano já defenderam o Corinthians. O técnico Tilico também já esteve na Itália e Buiu e Batata em várias equipes profissionais. O time estreou no campeonato no dia 26 vencendo o Grill Itália de Conchas por 4 a 1, resultado que já garante a classificação para a próxima fase. A equipe conta com o apoio da ADC Embraer, Merkado Bairro e Secretaria de Esportes de Botucatu.
Continue...

Ageo deixa Projeto Futuro

Depois de seis anos, o judoca Ageo Maurício de Oliveira Neto informou que está deixando o Projeto Futuro, entidade funciona no Ibirapuera em São Paulo e forma campeões em várias modalidades. “Hoje terminou meu tempo no Projeto Futuro. Com muita tristeza no coração chegou minha hora de deixar esse lugar que tanto amei e cresci como judoca e como pessoa. Queria agradecer todos que me ajudaram nessa trajetória, os Senseis e os amigos que viraram minha família”, disse o atleta em sua página em uma rede social.


Esperança olímpica
Ageo nutre o sonho de representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, no berço do judô. Os últimos resultados, principalmente as duas medalhas de bronze conquistadas nos Abertos de Quebec e Toronto, no Canadá, no ano passado, mostram que, na pior das hipóteses, Ageo está no caminho certo.  No currículo, o botucatuense tem um título Sul Americano, terceiro lugar no Brasileiro, campeão dos Joguinhos Abertos, campeão da Copa São Paulo, entre outras inúmeras conquistas regionais. Ageo ainda não revelou onde será sua casa em 2016.
Continue...

CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA AINDA SEM CALENDÁRIO

A ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu ainda não divulgou o calendário da temporada 2016 do Circuito Cuesta de Corridas de Ruas em Botucatu. No ano passado o Circuito foi disputado em 5 etapas: Corrida Noturna Botucatu 160 anos Luz, 10ª Corrida Criativa, Corrida Super 12 – Corpo de Bombeiros, 1° Desafio Unimed e a 1ª Corrida Noturna da República. A competição pode ser considerada um sucesso, com média de 500 participantes por etapa. 
SEM PRESIDENTE
O mandato da atual diretoria, comandada por Luiz Peres, venceu em dezembro e segundo informações, nenhuma chapa foi apresentada para concorrer às eleições. Peres não confirma se vai continuar no cargo. “Não pretendo concorrer novamente. Não estou a fim de continuar. Estou sem vontade, pois existem muitos interesses por trás”, comentou.
ASSEMBLÉIA
Peres confirmou que deverá convocar para o inicio de fevereiro uma assembléia onde vai explicar a situação da entidade, apresentar o balanço financeiro da ACOB e tentar fazer eleição para definir a nova diretoria. Em sua gestão, Peres procurou equipar a entidade com a aquisição de 150 cavaletes, 12 placas com 2 metros de altura para divulgação das provas, podium, portes metálicos, postos de água, corneta para largada de provas, 12 metros de cumprimento de mesa, tenda, cadeiras, entre outros.
CONTINUA SE TIVER APOIO
Ainda segundo Peres, se não aparecer nenhuma chapa para concorrer ao pleito, ele poderá pensar e quem sabe possa continuar. “Tenho um projeto dentro da ACOB e se tiver apoio posso continuar”, completou.

CORRIDA NOTURNA
Mesmo sem a oficialização do calendário, a primeira prova do ano deverá ser a Corrida Noturna Botucatu 161 anos Luz, que tradicionalmente acontece durante as comemorações de aniversário da cidade. A prova, que será realizada pelo oitavo ano consecutivo, está agendada para o dia 09 de abril e vai acontecer na Avenida Dom Lúcio com um percurso de seis quilômetros.
CAMPEÕES DO CIRCUITO 2015
Em 2015, o atleta Marildo José Barduco foi o campeão do Circuito Cuesta de Corridas de Ruas em Botucatu. O atleta somou 2.524 pontos seguido por Jean Ricelli Barreiros Liao com 2.517 pontos. Em terceiro lugar ficou Márcio Sebastião Lopes Pereira com 2.506 pontos. Alexandre de Oliveira terminou a temporada em quarto lugar com 2.491 pontos e Adriano Dalberto da Silva foi o quinto com 2.457 pontos. Entre as mulheres, a primeira colocada foi Graziele Correa Oyan com 2.368 pontos seguida por Debora Pereira com 2.249 pontos e Maria de Lourdes Soares Vieira com 2.061 pontos. Em quarto lugar ficou Samantha Cristina Correa com 2.018 pontos e em quinto ficou Claudinéia Aparecida da Siva com 1.943 pontos.
Continue...

LARISSA NO GP RAVELLI

A ciclista Larissa Brasa inicia sua temporada 2016 participando do Grande Prêmio Ravelli XCO. A prova será disutada neste sábado (30) em Jacutinga/MG. Já no domingo (31), a botucatuense compete na Maratona Ravelli de Mountain Bike. Larissa vai em busca do bi-campeonato nas duas provas tentando repetir a façanha de 2015 quando sagrou-se campeã.
Em março, a atleta vai disputar a Copa Internacional de XCO em Araxá, interior de Minas Gerais, onde também foi campeã no ano passado.
Para este ano, Larissa mudou de categoria e vai competir na Sub-23 e terá de enfrentar competidoras mais fortes, percursos maiores e mais técnicos. Trata-se de uma situação nova para uma atleta que vem galgando degrau por degrau uma história de conquistas no mountain bike. Na maioria das provas irá largar junto com as atletas da elite, que é a categoria principal do da modalidade. “Será um ano de adaptação a nova categoria e por isso já estamos fazendo um treinamento especifico para essa nova realidade. Com o passar do tempo pretendo ir melhorando meus resultados”, explica.
Continue...

Estopim faz excursão para jogo do Timão

A torcida organizada Estopim da Fiel está preparando uma caranava para a partida de estréia do Timão no Paulista 2016. O SC Corinthians joga no domingo (31), na Arena em Itaquera contra o XV de Piracicaba. Segundo o presidente da organizada em Botucatu, André Carmoni, os interessados podem confirmar presença na caravana na sede da entidade, na Vila Maria. O pacote incluindo transporte e ingresso custa R$ 120,00.
Continue...

FUTEBOLFEMININO ACABOU?

É o boato que corre solto na cidade. Aliás, já em 2015 para a disputa dos Jogos Regionais, a Associação Botucatuense de Desporto – ABD teve que contratar jogadoras do São Paulo FC para defender a cidade na competição.
A professora Natalia Galhote, técnica da equipe botucatuense, está se mudando para São Paulo onde vai comandar uma escolinha de iniciação no futsal e futebol. Ela inclusive não comandou a equipe de Botucatu nos Jogos Abertos em Barretos. A crise do futebol feminino deverá fazer com que a cidade continue sem representante no Campeonato Paulista este ano.

EDSON CASTRO
Por outro lado, o técnico Edson Castro foi sondado para montar uma equipe forte para este ano. Porém, segundo informações, o que pesou foi o valor solicitado por Castro: 30 mil reais mensais para ter um time de ponta. Em seu currículo, Edson conta com o tri-campeonato paulista (2005, 2007 e 2009), além de ser vice-campeão da Copa do Brasil em duas oportunidades: 2007 e 2009.

SEM REFERÊNCIA NO ESPORTE
Com a noticia do fim das equipes Adulta e Sub-20 de futsal na AAB e o fim da equipe de Futebol Feminino, Botucatu ficará sem referencia esportiva nesta temporada. 
Continue...

JONATHAN ACERTA COM A HERING DE BLUMENAU

O site oficial da AD Hering/FMD confirmou nesta semana a sua equipe para a temporada de 2016. Entre os atletas contratados pela agremiação de Blumenau (SC), está o goleiro Jonathan Anverze, que em 2015 defendeu as cores da equipe sub-20 e adulta da Veterana. O jogador tem 19 anos e é o terceiro atleta da AAB a acertar com um clube após o desmanche. Antes, Ruan Silvestre e Alan Gitahy acertaram com o Corinthians.
Continue...

FIM DO FUTSAL ADULTO E SUB-20

Pelo que tudo indica Botucatu vai mesmo ficar sem futsal adulto e sub-20 nesta temporada. A informação que foi dada em primeira mão pelo Diário foi confirmada pelo presidente do clube em entrevista à Rádio Municipalista. Jânio Gonçalves vem afirmando que o clube não pode mais arcar com a maior parte das despesas para manter as equipes. De acordo com informações de um membro do Conselho Deliberativo, o clube gastou cerca de R$ 300,00 para manter as equipes no ano passado.

CATEGORIAS MENORES CONTINUAM

Mas nem tudo está perdido, a AAB continuará disputando o Campeonato Estadual da Serie A1 nas categorias menores com as equipes sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-17. A Diretoria do Futsal Categoria Menores tem orçamento próprio e banca as despesas promovendo festas, rifas e jantares, eventos que são organizados pelos pais dos atletas. Os jogadores são todos de Botucatu ou da região e não recebem ajuda de custo. O futsal da AAB tem tradição de mais de 30 anos, formando grandes jogadores e conquistando títulos.

BOTUCATU SEM TIME PARA TV TEM E REGIONAIS
Pelo menos por enquanto, a cidade de Botucatu não tem time para disputar a tradicional Copa TV TEM e Jogos Regionais. Até então a cidade era representada pela AAB, mas como o clube está encerrando suas atividades com o futsal adulto, a cidade corre o risco de, pela primeira vez na história da competição, ficar sem representante. Pelo que se sabe, o clube se disponibilizou a disputar a competição, desde que a Prefeitura arque com as despesas de alimentação, transporte e ajuda de custo dos atletas. A AAB ofereceria em contra partida suas instalações para treinamento e jogos, academia departamento de fisioterapia e comissão técnica.
Continue...

DANÇA DO VENTRE NA AAB

Já quem curte dança do ventre e não encontra muitas opções para praticar a modalidade em Botucatu, a Associação Atlética Botucatuense (AAB) informa que oferece aulas da modalidade todas as quartas-feiras das 19h30 às 21h30. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Esportes e a mensalidade é de R$ 15,00. As aulas são ministradas pela professora Susy.h  
Continue...

AERO DANCE NO BTC

Uma boa pedida para os fãs do fitness é a aula especial de aero dance pré-carnaval que o Botucatu Tênis Clube (BTC) está programando para o dia 3 de fevereiro. O objetivo dos clubes é deixar o associado em forma e preparado para a folia de Momo. As aulas serão comandadas pelas professoras Patricia Chidichino e Cíntia Maria Cassola Petriaggi a partir das 20h30.
Continue...

Clayson quer ser titular da Ponte no Paulistão

O jogador botucatuense da Ponte Preta Clayson segue sua preparação visando o Campeonato Paulista. O meia-atacante, que no ano passado não era titular da equipe, está focado em conquistar a titularidade nesta temporada. Para tanto, esta disposto a atuar na posição que foi mais utilizado, nas vezes em que substituiu Biro Biro ou até mesmo fazendo outra função.
“O Biro Biro fez um excelente trabalho aqui na Ponte e agora é a minha vez. Tenho que dar continuidade no que vinha fazendo nos últimos jogos de Brasileiro e aproveitar a oportunidade de titular, seja no meio de campo ou na ponta. E assim poder dar alegrias à torcida da Ponte fazendo um grande trabalho aqui”, afirma o atleta, que reforça a vontade de estar em campo.
Clayson também faz questão de exaltar a qualidade do elenco. “É um grupo bem unido, um grupo forte. Estamos assimilando bem o trabalho do professor Vinícius e esperamos começar a competição muito forte”, diz o jogador, que vê a Macaca fortalecida para a temporada.
Vale lembrar que o atleta iniciou sua carreira nas categorias menores do futsal da Associação Atlética Botucatuense (AAB). Depois passou pelo Grêmio e se consolidou como profissional no Ituano. No final do ano passado foi vendido  time de Campinas.
Continue...

Ultima semana do Super Férias do SESI

Quem ainda não levou a garotada participar do Super Férias do Sesi tem só mais essa semana para curtir um dos principais eventos do clube. O legal é que no Super Férias também podem participar crianças que não são associadas do clube. A programação do último módulo segue até sexta-feira, dia 29, sempre das 13 às 17 horas. As crianças participam de atividades lúdicas, esportivas e recreativas. Mais informações 3811-4453 ou 3811-4456.
Continue...

Skate na veia

Mais de setenta jovens de várias cidades da região disputaram no final de semana, o 1º Campeonato de Skate de Iacanga. Os participantes foram divididos em três categorias: Mirim, Iniciante e Amador. Botucatu foi representada na competição por 20 skatistas do projeto Sou Skatistas com Orgulho.
O destaque foi Gabriel Vinicius campeão na categoria Iniciante. Gabriel Ferrugem foi o terceiro colocado e Tobias Cordeiro o quarto. Na categoria Mirim, Alan Farias ficou na quarta colocação e Aruan Ribeiro em sexto lugar.
Continue...

Tocha Olimpica em Botucatu

O professor José Nelson, técnico das equipes de Handebol de Botucatu, foi um dos escolhidos para carregar a tocha Olimpica Rio 2016 no evento marcado para 17 de julho em nossa cidade. Zé Nelson é um amante do esporte e faz um brilhante trabalho na modalidade em nossa cidade. Ele se inscreveu em um dos sites da promoção e foi escolhido para a honraria.

Tocha Olimpica 2
Quem também se inscreveu para carregar a tocha e foi escolhido foi o atleta Edmilton Santana, ex-presidente da Associação dos Corredores de Botucatu – ACOB. Edmilton recebeu a confirmação e já se prepara para esse momento marcante em sua carreira esportiva.

Tocha Olimpica 3
A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo confirmou a indicação de outros dois nomes para carregar a tocha no dia 17 de julho. O professor Osni Bertotti Leme, ex-diretor da escola Dom Lucio e amante do atletismo, e a atleta máster Marlene Marcilene, integrante da equipe botucatuense que disputa os Jogos Regionais do Idoso e Jogos Abertos do Idoso.

Tocha Olimpica 4
Vai passar em Botucatu no dia 17 de julho e terá entre 12 e 13 pessoas para fazer o transporte. O percurso já está definido e será entre o Largo São José e Praça da Catedral. A chegada está prevista para as 14 horas no domingo. O Secretário de esportes, professor Pereira, não confirmou os nomes de todos os escolhidos para o evento.
Continue...

JOGOS DO POLO CUESTA VOLTAM À BOTUCATU

Botucatu deverá abrigar, mais uma vez, os tradicionais Jogos do Polo Cuesta. A competição, criada em 2003 na gestão do então prefeito Antonio Mário Ielo e realizada durante 6 anos consecutivos, foi interrompida em 2009. No ano passado os Jogos foram realizados novamente, desta vez na cidade de Avaré.
Os Jogos do Polo Cuesta envolvem a participação dos municípios de Botucatu, Anhembi, Bofete, Conchas, Areiopolis, Pardinho, São Manuel, Paranapanema, Itatinga e desde o ano passado a cidade de Avaré foi incluída na competição.
A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo ainda não confirmou o período de realização, porém já estão definidas as modalidades: Basquete, Damas, Futebol, Futsal, Handebol, Jiu-Jitsu, Karatê, Tênis de Mesa, Voleibo, Volei de Praia e Xadrez.
Continue...

Ciclistas de Botucatu fazem campanha para doação de sangue

Integrantes de vários grupos ciclistas iniciaram nesta segunda-feira, dia 25, a chamada Semana Solidária. O objetivo dos organizadores é fazer com que o maior número de praticantes da modalidade participe da ação. 
Nesse período de férias e Carnaval, tradicionalmente, os estoques de sangue ficam muito abaixo do ideal segundo o Hemocentro de Botucatu. A Semana Solidária vai até a próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro. É importante ressaltar que o Hemocentro fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 11h. 
Só não podem doar pessoas menores de 16 anos ou maiores de 69 anos, com menos de 50 quilos, com anemia, hipertensão, grávidas ou mulheres amamentando.
Continue...

Abertas as inscrições para o 28º Campeonato de Futebol Suíço da AAB

Já estão abertas as inscrições para o 28º Campeonato de Futebol Suíço da Associação Atlética Botucatuense (AAB). A competição, uma das mais tradicionais da cidade, vai homenagear o sócio Antonio Carlos R. da Silva (Pardinho). 
O campeonato reuniu, no segundo semestre do ano passado, mais de 400 pessoas em quatro faixas etárias. Foram mais de 100 jogos em três meses de competição. A diretoria ainda não definiu a data do início do evento, mas se seguir o que vem acontecendo nos anos anteriores, será no início de março. 
As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes da AAB e custam R$ 35,00. O diretor do Departamento de Futebol Suíço, Rinaldo Boiada, prevê que o evento será sucesso mais uma vez. “Estamos conversando com os sócios e com a diretoria para fazer o melhor campeonato possível, atendendo as solicitações dos participantes”, explica.
Continue...

Alex Bahr vence 6ª Copa José Pinto de FutMesa

O campeão Alex Bahr durante uma partida na Copa
Os campeões da 6ª Copa José Pinto
O botonista Alex Bahr, da SE Palmeiras, foi o campeão da 6ª Copa José Pinto de Futebol de Mesa, realizada no sábado (23) na Associação Atlética Botucatuense. A competição reuniu 36 botonistas de Botucatu, Bauru, Americana, Campinas, Itu, Poços de Caldas, Lençóis Paulista, São José do Rio Pardo, Penapolis e São Paulo.
Na final da Taça Ouro, Alex Bahr venceu o bauruense Ton Armani por 8 a 6. “Foi uma Copa muito forte e de alto nível. Vencer é sempre bom. Parabéns a organização pelo sucesso da competição”, comentou o campeão. Alex Bahr garantiu o titulo com 8 vitorias,  1 empate e 1 derrota, marcando 67 gols e sofrendo 43.
Na disputa do terceiro lugar, Valini (Itu) tinha a vantagem do empate diante do Ramon Arnoni, de Bauru, e garantiu o troféu após fechar o jogo em 5 a 5.
Na final da Taça Prata, o botonista Capitelli (São José do Rio Pardo) venceu Fernando, de Poços de Caldas, por 4 a 3 e faturou o titulo. Em terceiro lugar, Robson Mota, de Americana, levou a melhor sobre Carlos “Carioca”, de Poços de Caldas, por 6 a 3.
Fernando Dézio, de Campinas, foi o campeão na Taça Bronze após empatar em 4 a 4 com Drausio Gabriel, da AA Botucatuense/SE Arapongas. Emerson Parente (AAB/SE Arapongas) venceu Rodrigo Tuvira (AAB/SE Arapongas) por 6 a 3 e ficou com o terceiro lugar.
O campeão da Taça Extra foi Paulo Rogério Pinto, da AAB/SE Arapongas, após vencer Hélio, de Poços de Caldas, por 4 a 3. Zé Mario, de Itu, foi o terceiro colocado.
Foram marcados 1.210 gols em 160 jogos, com uma média de 7,56 gols por partida. Ton Armani e Alex Bahr foram os melhores ataques com 67 gols seguido por Pedro Neto, de Campinas, com 50 gols. A melhor defesa foi do Fernando, de Poços de Caldas, com 32 gols sofridos.
Continue...

Botucatuense disputou Circuito Paulista de MTB

O botucatuense ficou em terceiro na prova
O ciclista botucatuense Ricardo José Vieira de Mattos disputou no domingo (24), em Pirassununga, a primeira etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike. A prova teve um percurso de 40 quilometros e reuniu mais de 200 ciclistas divididos em várias categorias.
Ricardo José chegou na 22ª colocação na classificação geral e garantiu o terceiro lugar em sua categoria (Pro 40). “O percurso estava muito pesado devido a chuva do dia anterior, com muitas subidas, lama e um single track na mata fechada. Mesmo assim tive um bom desempenho e acabei ficando em terceiro lugar”, comemorou o atleta que conta com o apoio da CS nutrição, TrainingStrong assessoria esportiva, FBR esportes, personal trainer Fernanda Peres, bike fit Fábio Oliveira, Equilub e Brasa Bike.
O Circuito Paulista de MTB terá seis etapas e a segunda será realizada no dia 28 de fevereiro em Leme.
Continue...

ATLETA DA MIQUINHO ELITE TEAM É CAMPEÃ EUROPÉIA DE JIU-JITSU

Jéssica conquistou o título europeu de JJ
Heleno trouxe o cinturão de Itapeva
O final de semana foi de vitorias para a equipe Miquinho Elite Team.  Em três frentes os atletas que representam Botucatu conquistaram títulos importantes. O destaque foi a atleta Jéssica Cristina, que mora em Abu Dhabi, que garantiu o primeiro lugar no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu disputado em Lisboa/Portugal. Ela conquistou a medalha de ouro na faixa preta categoria peso Leve.
Em Itapeva, Heleno Gabriel Barbosa faturou o cinturão do Peso Pesado do Costa Combat de MMA. A luta foi disputada neste sábado, 23, no Ginásio CCE em Itapeva e o botucatuense levou a melhor sobre Rafael Augusto, da equipe One Team Sergio, de Itapeva. Heleno mostrou muita técnica e força ao superar seu adversário ainda no primeiro round da luta vencendo por nocaute.
Quem também se deu bem no final de semana foi Alan Gabriel que disputou o campeonato sulmatogrossense de Jiu-Jitsu e faturou o primeiro lugar na categoria Juvenil peso leve faixa azul. Ele venceu cinco lutas na competição.
Continue...

Vôlei da AAB inicia temporada em Avaré

A equipe adulta masculina de vôlei da Associação Atlética Botucatuense (AAB) inicia a temporada 2016 com uma competição em Avaré. O clube, que tem como técnico o professor Ricardo Baldassari, vai participar pela segunda vez do Campeonato ANED (Altura Não é Documento). A competição, que é destinada a atletas com altura até 1,85m, será realizada nos próximos dias 30 e 31.
Está é a segunda vez que a AAB participa do evento. Na primeira participação, em 2014, a AAB conquistou o terceiro lugar. O objetivo agora, segundo o treinador, é o título. "Em 2014 fomos com uma equipe sub 19 e jogamos com equipes adultas, por isso, nesse ano, iremos com jogadores mais experientes, melhores tecnicamente e também mais fortes, para lutarmos pelo título", explico o professor Ricardo, técnico da equipe.
No sábado, os atletas participaram de um último treino no ginásio do clube com o objetivo de ajustar a equipe.
Continue...

Vicente Seno: nascido para o Karatê




Apesar de conhecer o karatê como esporte apenas aos 18 anos, podemos afirmar que Vicente Seno nasceu para o karatê. Hoje, aos 53 anos de idade e com mais de 35 anos dedicados ao esporte, o sensei faixa preta 5º dan tem orgulho de ensinar o karatê para crianças, jovens e adultos na Associação Atlética Botucatuense (AAB)  também em projetos sociais da cidade.
Atualmente são mais de 200 alunos pela cidade e dezenas de atletas qualificados entre os melhores do Estado pela Federação Paulista de Karatê Interestios (FPKI).  A reportagem do Diário da Serra conversou com Vicente Seno. Em uma entrevista de mais de uma hora de entrevista ele contou um pouco de suas história, seus sonhos e metas para 2016.
Diário da Serra – Quando se interessou pelo karatê?
Vicente Seno – Comecei a praticar karaté em 1980 com professor Alberto Nagashima. Um amigo me convidou para ir à academia, eu nem sabia o que era karatê. Fui até o local e fiz muitas perguntas sobre o esporte para o mestre. No dia seguinte já iniciei a pratica. Naquela época o karatê não era tão competitivo como hoje. Na minha primeira competição fiquei em segundo lugar no kata e guardo até hoje a medalha de recordação. Em 1984 por motivos de trabalho me mudei para São Paulo e lá dei continuidade no esporte. Me formei em 1987 com o mesmo mestre que formou o meu primeiro sensei. Agradeço muito a eles e nunca vou esquecer do meu primeiro passo no karatê.
DS - O que significa o Karatê para você?
VS - Hoje sou profissional nesta arte e vivo dela. Ensino aos meus discípulos tudo o que eu aprendi e algo mais. Não vivo sem esta arte, tenho muito orgulho de ser um faixa preta. O meu lema é “se você praticar o karate a vida toda, um dia você será um sensei de verdade”. O esporte me proporciona conhecer cada vez mais pessoas diferentes e fazer amizades. O karatê não é só luta, é um estilo de vida.  Como técnico, dirijo a equipe da modalidade em Botucatu desde 2003. Não sei daqui prá frente, porque tudo muda. Como atleta já não penso mais em competir, só me dedicar as aulas e aos alunos.
DS – Quais seus objetivos para 2016?
VS - Espero continuar com os mesmos projetos onde atuem no ano passo e conquistar vários títulos com atletas de Botucatu. Também quero realizar a 3º Copa Botucatu de Karatê Interestilos, promovida pela FPKI em junho.
DS – Tem algum sonho no esporte?
VS – Meu sonho já está realizado, formando várias faixas pretas. Hoje, para ter uma ideia, o mais novo tem 13 anos de idade e já representa Botucatu e Brasil. Nosso sonho é poder levá-lo para participar de competições internacionais fora do Brasil.
DS – Qual é o segredo para ter sucesso em um esporte que recebe tão pouco incentivo?
VS - Muita dedicação aos treinos, alimentação correta e descansar bem. No ano passado vários atletas de Botucatu foram ranqueados e conquistaram prêmios de “Melhores do Ano do Esporte”. A AAB e a Prefeitura também terminaram o ano ranqueadas entre as 10 melhores do Estado. Fomos campeões do Polo Cuesta, Campeonato Brasileiro entre outros.
DS – O que falta para Botucatu se tornar uma referencia no esporte?
VS – Alguém com boa vontade de dar a largada, alguém que entenda de esportes. Botucatu tem muitos atletas bons em varias modalidades, não só no karatê.  Falta um empurrãozinho.
DS – Você acredita que o karatê possa se tornar um esporte olímpico?
VS - Difícil saber, tem muita política por trás. Mas tem tudo para dar certo e eu acredito que isso vai acontecer um dia.
Continue...

Escolinhas de vôlei da AAB estão com matrículas abertas

As escolinhas de voleibol da Associação Atlética Botucatuense (AAB), coordenadas pelo professor Ricardo Baldassari, estão com inscrições abertas. As aulas, destinadas a jovens e adultos do sexo masculino e feminino, já foram reiniciadas após o período de férias.

Os treinamentos são realizados de segunda à sexta das 14h às 17h30. Para participar, basta procurar a Secretaria de Esportes e se matricular. A taxa é de R$ 50,00 por semestre. Confira os horários das aulas:
de segunda e quarta - feminino
das 14h às 15h30 atletas nascidas de 2001 a 2004
das 15h30 às 17h atletas nascidas de 97 a 2000
das 20h às 22h (equipe adulta à partir de 18 anos)
de terça, quinta e sexta - masculino
das 14h às 15h30 atletas nascidos de 2001 a 2004
das 15h30 às 17h30 atletas nascidos de 97 a 2000
Continue...

Copa José Pinto de Futebol de Mesa acontece neste sábado

Acontece neste sábado (23) a sexta edição da Copa José Pinto de Futebol de Mesa. O evento será realizado nas dependências do Salão Social da Associação Atlética Botucatuense a partir das 9 horas e terá entrada franca.
Trinta e oito botonistas de várias cidades se inscreveram para a disputa que promete ser muito acirrada. Os jogadores foram divididos em cinco grupos, sendo que o grupo “A” está formado por Carlos (Socorro), Fernando Dézio (Campinas), Carioca (Poços de Caldas), Álvaro Valvassore (Lençóis Paulista), Rodrigo Nicolas (São José do Rio Pardo), Emerson Parente (Botucatu), Stival (Franca) e Alexandre Rubão (Lençóis Paulista). No grupo “B” estão Pedro Neto (Campinas), Wilson Benevides (Campinas) Robson Mota (Americana), Burilli (São José do Rio Pardo), Luiz Venanzi Golvh (Bauru), Rodrigo Tuvira (Botucatu), Clóvis (São José do Rio Pardo) e Bruno Costa (Botucatu). Capitelli (São José do Rio Pardo), Fernando (Poços de Caldas), Helio (Poços de Caldas), Marcio Rangel (Botucatu), Silas (Botucatu ), Neto (Poços de Caldas) e Paulo Rogério Pinto (Botucatu) formam o grupo C. O grupo “D” está formado por Alex Bahr (São Paulo), Nivaldo Ceará (Botucatu), Alfredo (José do Rio Pardo), Marcos Almeida (Penapolis), Ton Armani (Bauru), Rafael (Itu), Mello (Itu) e Helena Pires (Botucatu). Por fim, o grupo “E” conta com Ramon Arnoni (Bauru), Valini (Itu) Evanir (São José do Rio Pardo), Bellini (Poços de Caldas), Marcelo Aranha (São José do Rio Preto), Dráusio Gabriel (Botucatu) e Zé Mario (Itu).
A competição conta com o apoio da Associação Atlética Botucatuense e também da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo.
Continue...