Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vida do ex-goleiro João Marcos vai virar livro

A vida do ex-goleiro João Marcos vai virar livro. A biografia intitulada “João Marcos: a maior de todas as defesas” foi escrita pelo jornalista Érick Facioli e deverá ser publicada neste primeiro semestre. O prefácio foi escrito pelo jornalista Milton Neves. A obra revela detalhes de toda a carreira profissional do atleta e também fatos de sua vida pessoal.
Para concluir o trabalho, o autor fez uma série de entrevistas e também pesquisou em sites, livros, jornais, revsitas, entidades do futebol e clubes que João Marcos defendeu ao longo de quase 15 anos de carreira. “Nessa fase estamos buscando ajuda financeira para viabilizar a impressão”, explica.
João Marcos começou a jogar na Associação Atlética Botucatuense (AAB). Ficou pouco tempo e logo foi para o Guarani. Passou ainda no América de Rio Preto, São Bento de Sorocaba, Caldense de Poços de Caldas e Noroeste de Bauru, onde conheceu a fama. De lá foi contratado pelo Palmeiras, clube que o revelou para o Brasil e lhe proporcionou a primeira convocação para a Seleção. Encerrou a carreira no Grêmio em 1984 depois de uma contusão no ombro. Tentou voltar em 1986. Fez alguns jogos pelo Novorizontino e acabou desistindo depois de alguns fracassos do clube.
Teve 15 convocações pela Seleção. Jogou ao lado de grandes craques, como Leão, Falcão, Zico e Sócrates. Foi tricampeão Paulista do Interior 72/73/74 (Guarani), campeão da Taça Almirante Heleno Nunes “1° turno do Campeonato Paulista” 1976 (Guarani), vice-campeão do Torneio Incentivo 1976 (São Bento), campeão da Taça de Prata em 1982 (Palmeiras), vice-campeão da Copa Libertadores 1984 (Grêmio) e vice-campeão gaúcho 1984 (Grêmio).
Quando deixou o futebol, tentou ser empresário e fazendeiro, mas não obteve muito sucesso. E foram os fracassos fora do futebol que o levaram ao envolvimento com o álcool e o distanciamento da família.
Chegou ao chamado fundo do poço. Esse foi o jogo mais difícil da sua vida. Mais difícil do que os seis gols que tomou do Internacional quando jogava pelo Palmeiras, e mais doloroso do que a contusão no ombro, responsável pelo encerramento precoce da carreira. Foi a batalha mais cruel que já enfrentou, mas foi também a maior de todas as defesas da sua vida.  
Ao final do livro, João Marcos escreveu um capítulo de auto-ajuda, momento em que detalha como venceu o alcoolismo e qual a sua receita para quem também quer vencer essa terrível doença. “Espero que essas palavras sejam um alento para as pessoas que estão passando por essa situação, que cultivem o desejo de superar as dificuldades e que voltem a viver”, diz o jogador.

0 comentários: