Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

domingo, 18 de janeiro de 2015

História do futsal de Botucatu se confunde com o nome de Pedro Dias


 
Quando se fala em futsal em Botucatu, não tem como separar o esporte do nome de Pedro Dias. Ele está no mundo do futsal há 30 anos, só na Associação Atlética Botucatuense (AAB) são 27. Guardadas as devidas proporções, é uma espécie de Alex Ferguson do futsal, treinador escocês que dirigiu o Manchester United por 26 anos.

Nesse período conquistou o tetra-campeonato da TV TEM, a Copa dos Campeões da TV TEM, os Joguinhos Abertos do Interior e 10 vezes os Jogos Regionais. Em competições organizadas pela Federação Paulista de Futsal (FPFS), as conquistas são inúmeras: tri-campeão Paulista Infanto Juvenil, tri-campeão Paulista Juvenil, campeão Paulista Principal, bi-campeão paulista do Troféu Cidade de São Paulo e penta campeão do Troféu Piratininga, entre outros.

Pelas suas mãos passaram craques como Leitão, que até hoje defende a seleção portuguesa; Xuxa, que conquistou a última Liga Nacional pela equipe de Sorocaba; Rubinho, atualmente no futebol russo; Tostão, com passagens pela seleção, Itália e atualmente no Rio de Janeiro; Niquinha, também na Itália e; Buiú, que ainda defende as cores da AAB.

Não seria demais afirmar que o futsal de Botucatu pode ser dividido em duas partes: antes e depois de Pedro Dias. Apesar de não se vangloriar disso, reconhece que contribuiu para uma mudança de mentalidade. “Quando cheguei na AAB, o objetivo de todos era quem sabe  ganhar um Jogos Regionais. Eu já queria ganhar o Estadual, pois já tinha essas conquistas no atletismo. E fui isso que fiz, preparei minhas equipes para vencer qualquer adversário. Daí para vencer os Jogos Regionais foi moleza”, brinca.

Na temporada passada seu principal feito foi colocar a equipe juvenil da AAB entre as quatro melhores do Estado. “Isso é para poucos”, garante. Os objetivos em 2015 são, como técnico, montar novamente uma equipe competitiva no juvenil e como coordenador, ganhar a TV TEM e o Metropolitano Adulto e passar três equipes da AAB para a segunda fase do Estadual A1.

Mesmo com essa ligação tão forte com o futebol, o início da carreira esportiva de Pedro Dias não está ligada às quadras. “Eu era técnico de atletismo, na época era considerado um dos 10 melhores do Brasil. Fui procurado pelos diretores da AAB para montar uma escolinha de futsal e aceitei o desafio. Hoje, olhando para trás, acredito que fiz a opção certa. O futsal é a minha realização profissional”, garante.

Até por isso sua relação com o único clube que defendeu em toda a carreira é muito estreita. “É uma relação de gratidão e respeito, pois a AAB deu oportunidade de desempenhar a minha profissão em um modalidade que amo e com certeza é um dos melhores clubes do Brasil”, afirma Dias.

No atletismo foi tri-campeão dos Jogos Regionais nos 100 metros rasos e bi nos 200 metros rasos. Teve como melhor marca 10 segundos e 40 centésimos. “Acredito que ainda seja a melhor marca de uma atleta da cidade nessa prova”, diz.

Em todo esse tempo dedicado ao esporte tirou algumas lições. “A principal delas é que o importante não é só vencer um campeonato e sim conseguir moldar o caráter dos atletas que dirijo”, diz. Talvez seja por isso que tem fama de ser disciplinador e ter personalidade forte. “Eu me considero um cara exigente, acredito no trabalho do dia a dia, nunca cobrei nada de meus jogadores que não tivesse ensinado nos treinamentos. Agora, se eu fosse jogador do professor Pedro, eu o acharia chato, mas depois o agradeceria, pois com certeza teria me ajudado na minha vida diária”, justifica.

Fora das quadras, Pedrinho garante ser um cara caseiro e tranqüilo. “Gosto de ficar com meus animais e curtir a família. Uma coisa que foi sempre meu lema é: sofro na noite que perco um jogo, mas depois não falo em futsal”, brinca. O treinador também gosta de futebol de campo e até arrisca participar de alguns torneios. No último, disputado na AAB, foi o artilheiro com 15 gols. Quando jovem, foi campeão amador juvenil de futebol pelo Tanquinho e adulto pelo Bairro Alto.

O sonho do treinador Pedro Dias é que Botucatu possa um dia disputar uma Liga Nacional de Futsal. “Não penso em dirigir outro clube, já tive essa oportunidade e optei em ficar aqui, pois o futsal da AAB é muito grande”, afirma.  Segundo Pedro, para que isso aconteça, o clube precisa de um forte patrocinador e do envolvimento de toda a cidade. “Para termos esse patrocínio, precisamos de um projeto para disputar a Liga Nacional e, para isso precisamos de uma quadra com dimensões exigidas pela FPFS. E isso, infelizmente, ainda não temos”, justifica.

Apesar das dificuldades, ele acredita que isso um dia ainda vai acontecer. “Na verdade queria pedir ao povo da nossa cidade que continue acreditando no esporte, especificamente no futsal. Sei que Botucatu respira futsal, basta lembrar quando o nosso ginásio municipal ficava lotado para assistir nossos atletas. Vamos acreditar que um dia voltaremos a ver essa paixão novamente”, afirma.

PERFIL:
- Nome Completo: Pedro Dias
- Idade: 56 anos
- Naturalidade: Botucatu
- Formação: Educação Física
- Uma frase: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”
- Um Filme: Os Dez Mandamentos
- Um Livro: Bíblia
- Time do coração: Santos
- Hobby: jogar futebol
- Filosofia de vida: “Viver com honestidade e alegria”

0 comentários: