Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

domingo, 25 de janeiro de 2015

Com a palavra o senhor “Juiz”!!! Botucatuense se destaca na FPF





O engenheiro agrônomo e professor de educação física, Rafael Emilio Acerra, vem buscando o seu espaço no futebol há 9 anos, quando iniciou sua formação no quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol. “O começo foi muito difícil. Tive de viajar para São Paulo toda sexta à noite para cumprir o curso. Abri mão de muitas coisas nesse tempo, mas acredito que valeu apena”, comentou o arbitro.

Depois de completar o estágio como assistente (popular bandeirinha), começou a atuar em campeonatos sub-11 e sub-13 e em campeonatos amadores. “E as dificuldades continuavam. Praticamente tinha que bancar esse estágio, pois o que recebia mal dava para pagar as despesas de viagens. Foi difícil a adaptação no início devido a inúmeras viagens e consequente diminuição do convívio familiar e social”, relembra.

O botucatuense decidiu ingressar na carreira de arbitragem após uma decepção ao ingressar no curso de Engenharia Agronômica. “Eu era nadador competitivo da Associação Atlética Botucatuense e com 18 anos ao ingressar no curso de Engenharia Agronômica tive que parar de nadar. Isso me causou um vazio até que fui convidado pra jogar futebol na Ferroviária. Me identifiquei bastante com a modalidade, mas já era tarde pra me tornar jogador. Aí decidi apostar na arbitragem sob grande influência do meu pai que apitava jogos amadores na AAF”, explica.

Rafael sabia que não seria fácil ser arbitro, devido a constante pressão e principalmente contestação. “Eu sabia disso. Muita contestação, pressão e críticas. Complicado conciliar arbitragem e profissão, já que a arbitragem no Brasil não é profissional. Dura rotina de treinos, jogos, viagens e testes físicos e teóricos. Diminuição do convívio familiar e social. Emoção de participar em grandes jogos acaba valendo tudo isso”, garante o arbitro.

Em sua carreira como arbitro, Rafael Acerra já atuou em aproximadamente 150 jogos pela Federação Paulista entre campeonatos de base e profissionais. Ele lembra um fato marcante durante uma partida disputada em Jaú, quando teve que deixar o estádio em um camburão. “Sair de camburão após o XV Jaú perder de virada para o São Carlos em casa no início de carreira e mais recentemente como quarto árbitro ter que substituir o bandeirinha contundido aos 30 minutos de jogo no mata-mata da Copa São Paulo entre Goiânia e Linense”, revela.

Acerra lembra com carinho alguns jogos, que para ele, foram importantes nessa sua caminhada rumo à Série A1 do Paulistão. Entre os jogos, destaque para Grêmio Barueri x Rio Claro, pelo Campeonato Paulista da série A2; São Paulo x Portuguesa, pelo Paulista Sub 20; São Paulo x Ituano, também pelo Paulista Sub 20; Santos x Guarani, pelo Paulista Sub 17 na Vila Belmiro; Grêmio x Grêmio Prudente decidindo vaga na Copa São Paulo 2013 (jogo transmitido pela SPORTV); XV Piracicaba x Independente Limeira, clássico regional pela Copa Paulista; Juventus x Santo André, pela Copa Paulista; Tupã x América Rio Preto, pelo Paulista A3 2014 decidindo classificação para o Tupã e rebaixamento para o América; São José x Rio Preto, semifinal do Paulista Feminino 2013. “Esses são alguns jogos que marcaram minha carreira. Espero que este ano possa estar em outros também”, diz.

Para 2015, Rafael tem um objetivo: tentar estrear na Série A1 do Paulistão inicialmente como quarto árbitro e realizar uma grande temporada.

Rafael Acerra faz um apelo aos comentaristas de arbitragem. “Gostaria de pedir mais respeito aos profissionais da arbitragem já que são essenciais ao futebol e se desdobram para exercer essa atividade, porém, tem sido duramente criticados e até ridicularizados pela mídia”, completou.

PERFIL
Nome: Rafael Emilio Acerra
Idade: 32 anos
Naturalidade: Botucatu
Formação: Engenheiro Agrônomo , Professor de Educação Física e Árbitro de Futebol FPF
Uma frase: " Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Um filme: Paixão de Cristo
Um livro: Estação Carandiru , de Drauzio Varella
Time do coração: Arbitragem Futebol Clube 
Hobby: Jogar futebol , nadar e estar com a família
Filosofia de vida: Evangelho e Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana

0 comentários: