Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

terça-feira, 8 de maio de 2012

Programa Segundo Tempo sem novidades em Botucatu

A novela sobre a implantação do Programa Segundo Tempo em Botucatu continua sem final feliz. Tudo começou em novembro de 2009, quando o então secretário de esportes, professor Antonio Carlos Pereira (Pereirinha) anunciou durante a semana de Educação Física da Unifac, a implantação do programa em nossa cidade. Na época, Pereirinha informou que seria gerados aproximadamente 80 empregos de professores e estagiários.


Ainda segundo o ex-secretário, a idéia era de atender aproximadamente 4 mil crianças em vários pólos. Pereirinha informou também que o programa seria implantado nos primeiros meses de 2010. “Teremos quatro mil crianças em atividade integral, com complementação esportiva. Isso é uma conquista muito importante. Os professores de Educação Física a serem contratados poderão vir das faculdades espalhadas pelo município. Não bastasse isso, os alunos terão a oportunidade de se transformarem em monitores para novos alunos”, informou na época o entaum secretário.

Após o anúncio do programa, a Prefeitura Municipal iniciou o processo de seleção dos profissionais que iriam trabalhar. As inscrições do processo seletivo foram abertas no dia 26 de janeiro. A prova de seleção dos aprovas no programa foi realizada no dia 13 de fevereiro na Escola Técnica Estadual “Dr.Domingos Minicucci Filho”. Em março foram anunciados os nomes dos aprovados com a promessa de contrata-los em seguida.

A Prefeitura Municipal na época firmou um convênio com a entidade El Shadday, que iria administrar a contratação dos professores que iriam atuar no programa. Porém, após uma matéria exibida na ESPN Brasil, sobre possíveis irregularidades do programa Segundo Tempo em vários lugares no País, a El Shadday “tirou o time de campo” e desistiu do convênio.

A prefeitura entaum abriu processo para contratar uma nova entidade para gerenciar a contratação dos profissionais. De acordo com informações, uma empresa de RH de Sorocaba venceu o processo.

Em outubro de 2011, o ministro Orlando Silva pediu demissão do cargo após novas denuncias contra o segundo tempo no Brasil.

Mas passados os meses, nenhum professor foi contratado e o programa não saiu do papel. O pior é que nenhuma autoridade trata do assunto, deixando cair no esquecimento.

Sobre o programa
O Segundo Tempo, como Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. O programa tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais.

0 comentários: