Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Botucatu recebe Campeonato Brasileiro de Trekking


Começa nessa sexta-feira (15) e termina sábado (16) o Campeonato Brasileiro de Trekking em Botucatu que terá duração de três dias. Serão 250 participantes distribuídos em 40 equipes de vários estados como São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro Rondônia e Paraná. Eles irão disputar duas provas na sexta-feira, às 9 e 21 horas, e outra sábado, ao meio-dia. A premiação ocorre domingo (17), a partir das 20 horas, no Bar Bem Dito, no Jardim Paraíso.

A primeira etapa será na Estância Bela Vista, na Bocaina, com 12,5 km com alto nível físico, subidas através do rio e escalada em cachoeira. A segunda etapa será no bairro Santo Antonio de Sorocaba (prova noturna) com 8,5 km, também com trechos de rio e quatro horas e meia de duração. A terceira etapa decisiva do Brasileiro de Trekking acontece sábado, com 11 km de percurso de muita velocidade e largada pela Cantina da Figueira (entre Botucatu e Pardinho).

A equipe paulistana Maizena (categoria elite) defenderá o troféu das últimas três edições. As principais adversárias são as equipes do Rio de Janeiro: Raiz da Glória (graduados) e Recipallet (elite), acostumadas com provas rápidas. Equipes de Botucatu também chegam bem na preparação e tentam surpreender como “Vai que eu fui” (elite), Saci (graduados) e “Jacu da Cuesta”, que venceu as últimas provas da categoria trekkers (iniciantes).

“Existe uma grande expectativa para o Brasileiro que vai reunir as melhores equipes do País na Cidade”, comenta o organizador, Fernando Arena, do Pro-Cuesta de Trekkking.

Botucatu Terra da Aventura
Segundo Fernando Arena, organizador das provas, a Cidade se tornou referência no trekking e hoje também é destaque em esportes de aventura. “Existiam outras cidades disputando para sediarem o Brasileiro e por conta da experiência de Botucatu na organização de prova e o apoio da Prefeitura – através da Subsecretaria de Turismo [vinculada à Secretaria de Desenvolvimento] e Secretaria de Esporte, que estão investindo cada vez mais em esportes de aventura – trouxemos esse importante evento para a Cidade”, destaca.

As equipes começam a chegar em Botucatu nesta quinta-feira (14) quando começam a se hospedar em hotéis e permanecem na Cidade até domingo, quando será realizada a premiação.

A assessora da Subsecretaria de Turismo, Luciana Alho, destaca que esta competição faz parte do projeto Botucatu – Terra da Aventura, que visa divulgar as belezas naturais do Município com eventos de renome em diversas modalidades e atrair turistas para a Cidade. “É uma grande oportunidade de todos os participantes de diversas cidades do País conhecerem um pouco de nossa região por meio desta competição, que alia atividade física e cenários em meio à natureza, que só Botucatu pode oferecer”, enfatiza.

Além da parceria da Prefeitura de Botucatu, por meio da Subsecretaria de Turismo, a competição também conta com apoio da RRV Engenharia.

Sobre o trekking 
O trekking é um esporte de regularidade que se caracteriza pela caminhada em desafios naturais. O competidor precisa descobrir o percurso correto com as indicações que estão em uma planilha. Eles usam ainda contador de passos e bússola. Quem fizer o percurso mais correto possível dentro do tempo estipulado vence a prova.

O primeiro brasileiro de enduro a pé foi realizado em 1993 na cidade de Brotas com 22 equipes. Depois foram realizadas mais dez edições até o ano passado em Guarapari, Paraty, Belo Horizonte, Socorro, Passa Quatro, Monte Verde e Itirapina.

0 comentários: