Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

terça-feira, 20 de maio de 2014

Por trás do ‘Maracanaço’ - Lançamento da Editora DSOP resgata 100 anos de histórias da Seleção brasileira

Deuses da Bola, de João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky, conta que Brasil já tinha perdido para Uruguai na preparação para a Copa de 50
 
Você sabia que o chamado ‘Maracanaço’ (derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 50 no Maracanã), não foi tão imprevisto como todos falam? No novo livro da Editora DSOP, Deuses da Bola, os autores João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky narram essa e outras curiosidades dos 100 anos de histórias da Seleção que, em 2014, defenderá a camisa amarela em casa.
 
A derrota não foi tão inusitada, já que, durante a fase preparatória para a Copa de 50, a seleção brasileira realizou amistosos contra a esquadra celeste. Segundo o livro, um dos “aperitivos” do Mundial, uma partida contra o Uruguai, pela Copa Rio Branco, poderia ter servido para abrir os olhos da Seleção. Em maio, em pleno estádio do Pacaembu, em jogo que marcou a estreia do jovem Nílton Santos, zagueiro e lateral esquerdo, a equipe perderia para o Uruguai, por 4 × 3. Um aviso do que poderia acontecer, e acabaria de fato ocorrendo.
 
Depois a Seleção voltaria a enfrentar o Uruguai pela Copa Rio Branco, em 14 e 18 de maio, os brasileiros venceriam por 3 × 2 e 1 × 0, respectivamente. As dificuldades nas três partidas realizadas antes do mundial contra os uruguaios, duas vitórias e uma derrota, ajudam a desmitificar a lenda de que a derrota na final da Copa de 1950 foi um desastre da natureza, algo que acontece de cem em cem anos.
 
Sobre o lançamento e a obra
 
Com prefácio escrito pelo renomado maestro João Carlos Martins, que compara o futebol à música, convidando à leitura, a obra será lançada no dia 26 de maio, às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, marcando a estreia da Editora DSOP no segmento de não-ficção.
 
Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira traz uma coletânea raríssima dos momentos mais marcantes dentro e fora de campo, com foco no “caso de amor” entre a Seleção e o povo brasileiro. Uma viagem no tempo e um registro para se ter à mão, ainda mais neste ano de Copa do Mundo, quase como um amuleto.
 
A riqueza de informações e curiosidades reunidas no livro é tão grande que, ao passar por cada uma das páginas, a sensação é de estar lendo um romance ou livro de contos cheio de personagens e aventuras, não uma história real. Ao mesmo tempo, entretanto, a precisão do resgate histórico é garantida pela ampla e cuidadosa pesquisa realizada pelos autores para a concepção da obra.
 
A narrativa vai do primeiro jogo do time em 1914 até a era atual do futebol como “business” e a recente goleada contra a África do Sul, em 2014, passando por momentos emblemáticos como a derrota no Mundial de 1950, a conquista do tri no México em 1970 e o chute para fora de Roberto Baggio na conquista do tetra em 1994, contando também um pouco da História do país. Fala ainda do surgimento de deuses como Garrincha, Pelé e Zico, que marcaram época e contribuíram para mudar a imagem do esporte brasileiro no exterior, até os mais recentes, como Romário, Ronaldo e Neymar.

“Nossa entrada no segmento de não-ficção não poderia acontecer num momento mais propício. Estrear com os 100 anos da Seleção em ano de Copa do Mundo é fantástico – embora nossa história com o futebol seja tão incrível, tão cheia de dramas, emoções e peripécias que, no fundo, pareça uma linda ficção”, enfatiza a diretora editorial Simone Paulino.
 
Os autores
Eugenio Goussinsky é jornalista e escritor premiado. Publicou cinco livros, dois deles de contos e crônicas. Redator do site R7, da Rede Record, foi repórter do Jornal do Brasil e de O Estado de S. Paulo, porta-voz do Consulado de Israel na capital paulista e assessor de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
 
João Carlos Assumpção é jornalista e documentarista. Cobriu cinco Copas do Mundo e três Olimpíadas in loco. Colunista do diário Lance!, foi repórter da Folha de S. Paulo, correspondente do jornal em Nova York e chefe de redação e reportagem do SporTV em São Paulo. É codiretor do longa-metragem Sobre futebol e barreiras, filmado durante a Copa de 2010 em Israel/Palestina.
 
 
Serviço
Livro: Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira
Autores: Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção
Lançamento: 26 de maio de 2014, às 18h
Onde: Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo/SP)

0 comentários: