Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Max Gehringer prefacia livro de Darcio Ricca sobre os 150 anos da evolução das táticas do futebol

Em celebração aos 150 anos do futebol, chega às livrarias em maio a obra “De Charles Miller à Gorduchinha – A evolução tática do futebol em 150 anos de história (1863-2013)”, publicado pela editoraLivrosdeFutebol.Com. O lançamento, em São Paulo, será no dia 24 de maio, sábado, a partir das 11h30 da manhã, no Museu no Futebol.

O livro – que tem tudo para se tornar uma obra de referência, com uma abordagem inédita no Brasil – foi escrito a partir de entrevistas com nomes como Evaristo de Macedo, João Máximo, Gerson, Roberto Assaf, Alberto Helena Jr, Ivan Soter, Rubens Minelli e outros.

Fruto de uma extensa pesquisa de mais de três anos realizada por Darcio Ricca, pesquisador, administrador de empresas e atual coordenador do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol, o livro celebra a memória do futebol, e mereceu prefácio do conceituado autor e consultor Max Gehringer, apaixonado por futebol e também membro atuante do Memofut.

A paixão de Darcio pelo futebol surgiu ainda criança, aos dez anos de idade. “Lembro-me de, assistindo a ‘Tragédia do Sarriá’ pela TV, tentar entender a razão da derrota. Nessa época, comecei a ler sobre táticas e como aquilo poderia ter sido evitado”, comenta. “Quando me deparei com a filosofia de Rinus Michels, percebi que futebol era mais que um jogo, era uma estratégia. E os ensinamentos e disciplina tática do treinador holandês, um professor de Geometria, me fizeram ver que o futebol estava em tudo”.

Anos mais tarde, ele decidiu estudar Administração de Empresas para colocar em prática tudo aquilo que lera, sem saber que essa experiência o levaria de volta ao futebol. Em 2009, Darcio foi um dos criadores do site 3nacopa.com.br, do qual é colunista. E, desde 2013, é coordenador do Memofut. 

A ideia de escrever um livro sobre a os 150 anos de tática do futebol surgiu a partir de uma palestra que ele ministrou no grupo, do qual faz parte desde 2010, quando então recebeu convite da editora para escrever o livro.

“O futebol pode ajudar a entender vários aspectos do mundo”, acredita o autor que, em sua obra, parte de um panorama histórico e social para explicar a evolução tática do esporte. É assim que, de acordo com sua análise, a disciplina militar do entreguerras está presente noFerrolho Suíço de Karl Rappan e que a efervescência da contracultura ecoa no Carrossel Holandês.

0 comentários: