Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

“OLIMPÍADAS DO INTERIOR” REÚNEM 15 MIL ATLETAS EM MOGI

Maior evento poliesportivo da América Latina, Jogos Abertos Horácio Baby Barione serão realizados de 16 a 26 de outubro
A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, realizará, de 16 a 26 de outubro, em Mogi das Cruzes, a 77ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barione, a maior competição poliesportiva da América Latina. Mais de 15 mil atletas de todas as idades competirão em 25 modalidades oficiais (e mais 11 extras) para representar cerca de 250 municípios em todo o Estado. 
Disputarão as cidades que tiveram melhor pontuação nos Jogos Regionais deste ano e os primeiros colocados nos Jogos Abertos de 2012, realizados em Bauru. Para isso, estarão disponíveis 125 locais de alojamento, mais de 30 arenas para competição, além de toda a infraestrutura necessária em uma competição deste porte. 
Para dar uma ideia da dimensão do evento, as “olimpíadas do interior” têm números próximos aos dos jogos mundiais. Aproximadamente 11 mil atletas de 213 países participaram das Olimpíadas de Londres em 2012. "Claro que os números são importantes, mas a hegemonia de São Paulo no esporte nacional é resultado de nosso empenho em descobrir jovens talentos por meio de políticas públicas que garantem o estímulo à prática, e é essa visão que nos move”, afirma o secretário da Pasta, José Auricchio Júnior.
O secretário estará presente na cerimônia de abertura dos jogos, marcada para o dia 16 de outubro, às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos (Rua Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar), quando haverá desfile das delegações e entrega das bandeiras pelos municípios. Além das 25 modalidades tradicionais, esta edição dos Jogos Abertos terá outras 11, que serão disputadas extraordinariamente em caráter de exibição. Participam das competições atletas de todas as idades, nas categorias masculina e feminina. 
HISTÓRIA 
A história dos Jogos Abertos começou em 1936, quando foi organizada a primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo. À frente dessa empreitada estavam Horácio “Baby” Barione, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense. 
Com o nome inicial de Campeonato Aberto do Interior, a competição reuniu seis cidades que disputaram jogos de basquete. O título ficou com a cidade mineira de Uberlândia, que jogou contra Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba. 
Em 1937, os Jogos Abertos foram realizados em Uberlândia. Essa foi a única vez em que a competição aconteceu em uma cidade fora do Estado de São Paulo. Mais uma vez, os mineiros conquistaram o título. Naquele ano, a novidade foi a integração da modalidade natação às disputas. 
No ano seguinte, os jogos ganharam o reforço das competições de atletismo. Na disputa realizada em Sorocaba, Uberlândia conquistou o tricampeonato, o que marcou a última participação do município. Com três modalidades, o evento começou a ganhar as características atuais e abriu espaço para a entrada de mais modalidades, se transformando na maior festa esportiva do Estado de São Paulo, na qual competem há 77 anos os maiores atletas do Brasil.
SERVIÇO: 
Evento: 77ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barione
Abertura: 16 de outubro, às 19h
Local: Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos (Rua Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar – Mogi das Cruzes – SP)
Categoria: Livre
Modalidades: futebol, vôlei, judô, boxe, basquete, handebol, natação, luta olímpica, tênis de mesa, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, tênis, biribol, capoeira, taekwondo, malha, bocha, damas, atletismo, vôlei de praia, xadrez, futsal, karatê e kickboxing
Modalidades extras: rugby, beisebol, karatê kyoku shin, beach tênis, strongman, badmington, ginástica estética de grupo, levantamento básico de supino, MMA olímpico, skate e kung fu

0 comentários: