Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Academia da AAF inicia atividades para diabéticos

Teresa Oliveira recebe orientação do professor Hamilton
Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), 422 milhões de pessoas possuem diabetes no mundo, no Brasil, são cerca de 16 milhões. Apesar de muitas pessoas não apresentarem nenhum sintoma quando a glicemia não está muito alta, os principais sinais da diabetes incluem: sensação de fraqueza, boca seca, vontade constante de urinar e visão turva.
A obesidade é o primeiro fator para desencadear esse tipo de diabetes, o tipo 2, e também hipertensão. Ela acaba causando uma inflamação generalizada no organismo, aumentando a resistência insulínica periférica e prejudicando a sinalização para produção de insulina. Pensando nisso, a Associação Atlética Ferroviária (AAF) Botucatu iniciou um projeto específico para portadores de diabetes.
Intitulado Diabetes Exercício Alimentação (D.E.A.), a iniciativa já atende seis alunos participantes. O objetivo do projeto é desenvolver atividades físicas (muscular) adequadas, trazendo mais qualidade de vida ao diabético. As ações são voltadas apenas a associados do clube, que trazem o encaminhamento do médico e se inscrevem no Departamento de Esportes.
É feita uma avaliação física, quando são coletadas todas as informações para a elaboração adequada de treinamento específico. O aluno tem acompanhamento durante o treinamento com professores capacitados que controlam as taxas de glicemia e aferição de pressão antes, durante e após os exercícios. Um desses profissionais é o professor Hamilton Guimarães, que acompanha a associada do clube e funcionária pública aposentada, Teresa Aparecida de Oliveira (60). Ela conta que tem gostado do acompanhamento que recebe no clube e isso a estimula a ter uma vida cada vez mais saudável.
De acordo com o coordenador da academia da AAF, professor Eduardo Bento Rodrigues, o clube também oferece treinamento resistido e aeróbico. “Após 12 semanas de treinamento, é emitido pelo professor um ‘laudo’ com gráficos e descrição das variações da taxa glicêmica neste período, para saber como está sendo a resposta do organismo do aluno para com o treinamento. Este relatório é encaminhado ao médico que faz o acompanhamento do aluno. Desta forma, é feita uma integração entre as diversas áreas da saúde, o que proporciona melhor qualidade de vida”, explica.
Segundo o presidente do clube, João Chavari, essa é mais uma novidade voltada à qualidade de vida do associado. “Além de diversos investimentos em novas estruturas, temos melhorado também o atendimento aos associados e sempre trazendo novidades, como esse projeto para diabéticos, as aulas de exercício funcional, aula de spinning com sala temática, dentre outras”, diz.

0 comentários: