Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mata Sugizaki reforça judô botucatuense com o ‘Olímpico’ Mário Sabino



Pensando em oferecer um salto de qualidade ao judô de Botucatu, a Associação de Judô Mata Sugizaki (AJMS) acertou a contratação do judoca Mário Sabino, que a partir de agosto, iniciará os trabalhos como professor da entidade. Ele se junta a um excelente grupo de professores como Victor Leopoldo, Nilson Almeida, Thais Nagib e Everton Nascimento, que também coordenam os projetos da Mata Sugizaki.

Em seu currículo, Sabino registra: duas participações em Olimpíadas - em Sidney (Austrália) no ano 2000 e em Atenas (Grécia) quatro anos depois; um bicampeonato mundial militar, nos anos de 2000 e 2001; medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos na República Dominicana em 2003, e no Sul-Americano de Judô ocorrido no Brasil em 2002; bronze no Mundial de Judô do Japão, em 2003, entre outras dezenas de títulos de nível nacional, sempre na categoria Meio-Pesado (até 100 kg). Atualmente, ele é auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Judô pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

A chegada de Sabino vem de encontro a saída de outro grande atleta, Mário Sugizaki, que se mudará para o Estado do Mato Grosso por motivos profissionais. Durante anos, ele competiu por Botucatu e coordenou as bases do judô local ao lado do pai, Mateus, e com ele difundiu a modalidade na região por meio da filosofia de judô da família Sugizaki.

Mário conta que o convite a Sabino surgiu de uma maneira informal em um de seus encontros em campeonatos, mas que rapidamente tomou contornos de um promissor projeto. “Além da amizade de quase 30 anos, o nome Sabino tem um peso muito grande dentro do judô. Queremos que ele traga a experiência dele como atleta olímpico aos atletas de rendimento e lapide novos talentos, mas também manteremos uma coerência de trabalho na base. De qualquer maneira, sabemos que é um trabalho de médio e longo prazos, mas que proporcionará um salto de qualidade do judô botucatuense”, avalia Mário Sugizaki.

Hoje, aos 37 anos, Sabino cada vez mais tem se distanciado das competições dentro do tatame. Em seu mais recente desafio, conquistou o ouro junto com a equipe de São Caetano do Sul, nos Jogos Regionais. “O lado atleta estou deixando aos poucos, afinal, são 32 anos de tatame. Agora, quero passar essa experiência para as categorias de base”, diz o agora técnico, que elogiou a estrutura solidificada pela família Sugizaki em Botucatu. “Vejo que o judô Sugizaki tem todo o apoio da Cidade, das empresas e da Prefeitura. Vamos continuar com esta filosofia, esperando que grandes atletas surjam em Botucatu. O trabalho a ser realizado aqui tem tudo para servir de espelho a outras cidades do Estado”, comenta.

A princípio, Sabino coordenará treinos na Academia de Judô pelo menos uma vez por semana, já que ele ainda mora em Bauru, sua cidade natal, onde também trabalha junto a Polícia Militar. O primeiro desafio de Sabino para este segundo semestre de 2010, será ajudar na preparação da equipe principal para os Jogos Abertos do Interior, que acontecem em novembro, na cidade de Santos. Além disso, atuará de forma mais próxima no treinamento do judoca José Ricardo Bravin, que se prepara para lutar o Campeonato Brasileiro Júnior, previsto para acontecer nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro, e consequentemente, obter uma vaga na Seleção Brasileira de Judô na categoria que disputará o Mundial no Marrocos, em outubro.

A delegação de judô botucatuense, composta inteiramente por atletas da Mata Sugizaki, conquistou a vaga nos Abertos após obter a segunda colocação na classificação geral do masculino, e a terceira colocação do feminino nos recentes Jogos Regionais de Lins.

A vinda de Sabino somente foi possível devido a colaboração de algumas empresas como Pizza Frita Semião, Peixaria Nipo, Botica Oficinal, Auto Posto Berimbau e Green Garden.

Sobre a Mata Sugizaki
A Associação de Judô Mata Sugizaki completa em 2010, 45 anos de existência, boa parte dedicada à massificação do esporte em Botucatu. Desde 1997, tem atuado junto a instituições assistenciais da Cidade, através de ações esportivas e educacionais, que visam dar oportunidade às crianças e adolescentes de conhecerem o judô e, através dele, desenvolverem os benefícios que o esporte prega, como disciplina e valores morais.

Projetos
Atualmente, a entidade reúne centenas de jovens, a maioria proveniente de bairros carentes de Botucatu, em sete projetos sociais: Escolinha do Ginásio Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel); Projeto Cecap; Programa Atleta do Futuro (PAF) do Sesi; Fundação “CASA” (antiga Febem); Cras (Centro de Referência de Assistência Social ) no Jardim Brasil, setor Leste; Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros”; e Obra Madre Marina Videmari, na Vila Real, setor Oeste.

Desde o início de setembro de 2009, duas escolas da Rede Municipal de Ensino também oferecem judô a seus alunos. A Emef “Angelino de Oliveira”, localizada na Vila Antártica, e a Emefei “Luiz Carlos Aranha Pacheco”, no Jardim Paraíso, estabeleceram parceria com a Associação de Judô Mata Sugizaki (AJMS), que fornece os professores e os tatames. A infraestrutura é montada nas respectivas escolas e os treinamentos de judô oferecidos no contra turno das aulas.

0 comentários: