Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Primeiro seminário de capacitação paradesportiva segue até esta quarta

Na manhã desta terça-feira [23], na Unifac, foi aberto o primeiro seminário de capacitação paradesportiva voltado aos professores das redes municipais, estaduais, particulares e/ou que fazem parte do Polo Cuesta. O evento organizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com o Comitê de apoio ao Paradesporto, e a Prefeitura de Botucatu, por meio da Assessoria de Política para Pessoas com Deficiência, e Secretarias de Esporte Lazer e Educação, segue com debates nesta quarta-feira [24], a partir das 8 horas.

Nesta terça, o seminário apresentou palestras sobre deficiência auditiva com o ex-jogador do Corinthians, Júlio César, bicampeão em 1982/83 pela Democracia Corintiana de Sócrates, Vladimir e Casagrande. Ao iniciar a carreira de representante comercial foi quando começou a perder a audição. Completamente surdo, voltou a campo como educador de crianças que tinham a mesma deficiência, através do projeto “Educação integral do Surdo através do esporte e atividade física”.

Foi ainda apresentado o seminário de palestras cujo tema foi “Do paradesporto a deficiência intelectual”, com a professora Verena Junghanel e o professor Vinicius Savioli. Verena defendeu a capacitação como forma de melhorar a qualidade do trabalho do profissional de educação física. “O educador físico deve buscar o conhecimento para saber identificar a necessidade de seus alunos”, disse.

Compuseram a mesa do seminário o secretário de Esportes de Botucatu, Antônio Carlos Pereira; o secretário municipal da Educação, Narcizo Minetto Júnior; a assessora de Acessibilidade e Inclusão Social, Eli Petrechen; além do diretor acadêmico das Faculdades Integradas de Botucatu, Leone Antônio Simonetti; e do assessor técnico do gabinete da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vanilton Senatore.

De acordo com Leone, este seminário é muito importante para a Cidade, professores e graduandos no curso de Educação Física. “É o momento de fomentar o lazer. O paradesporto precisa de capacitação”, avalia.

Eli Petrechen também ressaltou o fato de Botucatu receber o evento e a importância de se discutir a inclusão dos deficientes na área esportiva. “Isso mostra o quanto a história expõe a dificuldade dos deficientes até os dias de hoje. O esporte pelo ato esportivo é inclusivo”, completa.

O secretário de Educação Narcizo Minetto diz que nos dias de hoje alguns paradigmas ligados à deficiência aos poucos estão sendo quebrados. “Isso é importante. Pessoas com deficiências precisam ter disponibilidade para expor suas vontades. O potencial está em todo mundo. Temos que dar a chance destas pessoas desenvolverem seu potencial, fazendo as adaptações que forem necessárias para que isto aconteça da maneira mais inclusiva possível. Não existem limites”, finaliza.

Serviço
Unifac
Avenida Leonardo Villas Boas, 351, Vila Nova Botucatu

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

0 comentários: