Famesp/Unesp Botucatu é campeã no futsal feminino da Taça Saúde
Com uma expressiva campanha na modalidade de futsal feminino, a Famesp/Unesp Botucatu sagrou-se campeã, dia 23 de outubro, da Taça Saúde 2010, após derrotar a delegação de Franco da Rocha por 3 a 2 em uma final recheada de emoção. O torneio, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, reuniu mais de 51 instituições e estabelecimentos públicos de saúde de São Paulo e teve a partida decisiva realizada em Assis.
A final, realizada em Assis, reuniu as duas equipes mais consistentes e com melhor campanha. De um lado, Famesp/Unesp Botucatu acumulou, em oito partidas, seis vitórias, um empate e apenas uma derrota. Ao todo as botucatuenses marcaram 31 gols e sofreram 18. Já Franco da Rocha vinha de dez vitórias consecutivas na fase da capital e possuía o melhor ataque, com 53 gols marcados.
Priorizando a defesa, a equipe da Famesp/Unesp Botucatu sentiu a pressão de Franco da Rocha logo no início da partida. Com isso, os espaços em quadra eram aproveitados pelas botucatuenses. O destaque acabou sendo a pivô Joana Silva, que marcou três gols ainda na primeira etapa.
Já no segundo período, Franco da Rocha pressionou ainda mais a área de ataque. Com inversão de posicionamento na frente, a equipe da capital conseguiu reagir ao marcar dois gols. Mesmo assim, não foi o suficiente para reverter o placar já consolidado no primeiro tempo. “Priorizamos a marcação do ataque adversário que possuía jogadoras de alto nível. Trabalhamos para que Botucatu abrisse uma vantagem significativa ainda no começo do jogo”, frisou Valter Fabrice, técnico da equipe.
Para ele, o esquema de jogo de Botucatu acabou sendo mais eficaz para a conquista do título já que priorizou a defesa e o toque de bola. Além disso, as atletas vinham de uma semifinal tensa diante de Cândido Fontoura, quando conheceram a primeira derrota e conquistaram a vaga para a final nos critérios de desempate. Segundo Fabrice, isso proporcionou maior disposição para a disputa do título. “Começamos a ganhar o título ainda na derrota nas semifinais. Foi ali que o grupo se reergueu e buscou jogar com mais vontade”, resume o treinador.
A delegação da Famesp/Unesp Botucatu foi composta por 44 atletas que atuam na Famesp, Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e seu Hospital das Clínicas, além do Hospital Estadual Cantídio de Moura Campos e Prefeitura Municipal de Botucatu.
Entidades como a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), a Associação dos Servidores da Unesp (ASU) e Fuss (Fundo Social dos Servidores da Unesp) colaboraram com o time na Taça Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário