Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Inscrições para mini Haka Race seguem até dia 11 de julho

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do mini Haka Race em Botucatu, que será realizado no dia 13 de julho. Trata-se de uma corrida de aventura, projetada para pessoas que não são atletas e nunca tiveram a oportunidade de praticar uma modalidade semelhante a esta.

Foram disponibilizadas aos botucatuenses 100 inscrições, para 50 duplas nas categorias masculina e mista. Elas devem ser realizadas até o dia 11 de julho no Posto de Informações Turísticas (PIT), na Avenida Pedretti Neto, nº161, Vila Nogueira, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17 horas.  No ato da inscrição os interessados deve levar um 1kg de alimento não perecível.

Em Botucatu, o mini Haka Race reunirá ciclismo, trekking e slackline [modalidade de equilíbrio sobre uma fita esticada em dois pontos fixos], que segundo a organização do evento poderá ser alterada para uma técnica vertical. Para participar basta o interessado possuir bicicleta e capacete, equipamentos básicos para a prática do ciclismo.

A prova
A largada da prova de 15 quilômetros será no Largo da Catedral, às 8 horas. Depois os atletas seguirão rumo à Estação Ferroviária de Botucatu até a transição para o trekking em direção ao túnel e no retorno a slackline [ou técnica vertical] será realizada na pista do Encontro de Jipes, localizada junto à Rua José Barbosa de Barros. Após as atividades os competidores retornarão ao Largo da Catedral.

O assessor da subsecretaria de Turismo, Thiago Donini, destaca que a realização do mini Haka Race é mais um evento que agrega positivamente à imagem de Botucatu no cenário do esporte e turismo de aventura.

“Além disso é uma bela oportunidade dos próprios botucatuenses prestigiarem e participarem de um evento deste porte, que alia atividade física e cenários em meio à natureza que só Botucatu pode oferecer”, enfatiza.

Haka Race Expedition 
Botucatu também receberá no mês de julho, nos dias 13 e 14, uma versão maior do Haka Race, voltada a atletas profissionais e mais acostumados a tal competição. A prova, intitulada Haka Race Expedition, terá 100 quilômetros de percurso. Ela reunirá mountain bike, trekking, canoagem, técnicas verticais e navegação, orientação através de mapas e cartas topográficas.

“Nosso objetivo é atrair turistas para a Cidade que venham valorizar nossa natureza e incrementar a rede de hotéis, bares e restaurantes. Fortalecer o comércio, o artesanato e outros produtos típicos para esse público e assim ampliar as possibilidades de crescimento econômico no município”, explica Donini.

Coragem e desafio
O termo “haka” remete às danças de guerra dos povos Maori, da Nova Zelândia. A dança tornou-se conhecida mundialmente graças à equipe de rugby neozelandeza, os All Blacks, que apresentam o haka antes de suas mais importantes partidas.


O Haka Race recebeu esse nome como uma homenagem aos povos Maori e à Nova Zelândia, país onde surgiu a dança e pátria de origem das corridas de aventura. O haka expressa coragem e desafio, elementos sempre presentes numa prova. E a folha prateada (conhecida como silver fern e símbolo dos All Blacks), presente no logo do Haka Race, era utilizada pelos guerreiros Maori para demarcar o caminho entre a tribo e o campo de batalha.

0 comentários: