Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Judoca botucatuense conquista medalha em Campeonato Paulista Júnior



O judoca José Ricardo Bravin (18), da Associação de Judô Mata Sugizaki (AJMS), foi o único botucatuense a conquistar medalha no Campeonato Paulista de Judô Junior (de 17 a 19 anos), organizado pela Federação Paulista de Judô (FPJ), e que aconteceu no último sábado, dia 8, no Ginásio Municipal de Esportes “Mário Covas Junior”, em Botucatu. Ele obteve a terceira colocação na categoria Meio-pesado (81kg a 90kg). O evento reuniu mais de 400 atletas do Estado de São Paulo, considerado o berço dos melhores judocas do País. Os campeões de cada categoria vão ao Campeonato Brasileiro Júnior da modalidade, que ocorre no início de setembro, em Cuiabá (MT).

E foi por pouco que Bravin não lutou por uma chance no Brasileiro. Na primeira luta, vitória por “Ipon”. Na segunda, a arbitragem desclassificou o judoca pelo uso de um tipo de tornozeleira, que ele já havia usado no combate anterior para dar firmeza ao pé esquerdo lesionado. “A maioria dos árbitros não liga, até porque não é um material que possa machucar o adversário. Mas neste caso o árbitro foi mais rigoroso. Foi questão de interpretação”, avaliou ele, após a luta.

Mesmo com a derrota e se recuperando de uma forte gripe, Bravin não se abalou e foi para a repescagem. Ganhou o terceiro e o quarto combate. Neste último, a vitória foi com a vantagem de um “Yuko” sobre Ariovaldo Maciel, atual vice-campeão Sul-Americano da categoria Meio-pesado da classe Júnior. “O importante é que eu corri atrás da medalha que eu tinha prometido ao meu pai, um presente de Dia dos Pais. Fiquei triste porque sabia que podia chegar à final e disputar a vaga para o Brasileiro, mas fiquei feliz pela medalha”, comenta o judoca da Mata Sugizaki, que voltou aos tatames há apenas dois anos, após lesionar gravemente um dos ombros, fato que quase fez o atleta desistir do esporte.

Em junho deste ano, Ricardo Bravin obteve a medalha de prata dos Meio-pesados na classe Júnior dos Jogos Abertos da Juventude, ocorrido em Lins. O judoca também acumula dois Campeonatos Paulistas (2003 na categoria Infanto-Juvenil, e 2005 na Pré-Juvenil) e uma terceira colocação em Campeonato Brasileiro (2005 na Pré-juvenil). Agora o atleta deve treinar forte para disputar os Jogos Abertos do Interior, que acontece em outubro, na cidade de São Caetano do Sul.

0 comentários: