Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Palmeiras 100% na temporada


O "Palmeiras alternativo" que Vanderlei Luxemburgo montou para disputar algumas partidas do Campeonato Paulista voltou a mostrar serviço na tarde deste sábado. No Pacamebu, pela oitava rodada do Estadual, a equipe alviverde manteve 100% de aproveitamento em 2009 e a liderança da competição ao derrotar o Paulista por 1 a 0. Foi a terceira vitória do grupo que mistura reservas e titulares no torneio.
Com o resultado, a equipe de Parque Antarctica foi a 21 pontos em sete jogos disputados. A equipe manteve a ponta da tabela e não pode ser ultrapassada pelos rivais São Paulo e Corinthians, que duelam domingo no Morumbi, mesmo terminando a rodada com um jogo a menos que seus adversários. Já o Paulista segue estacionado com seis pontos e pode terminar o final de semana na zona de rebaixamento.
Priorizando a estreia na fase de grupo da Libertadores, o Palmeiras entrou em campo nesta tarde com um time alternativo para encarar o Paulista. Da equipe considerada titular, apenas Marcos e Maurício Ramos estiveram em campo. Ambos já viajam domingo pela manhã para Quito, onde o restante da delegação já está concentrada para o duelo contra a LDU. Também embarcam Deola, Wendel, Jefferson, Jéci, Jumar, Evandro, Lenny e Marquinhos além do técnico Vanderlei Luxemburgo, o auxiliar Júnior Lopes e o preparador de goleiros Cantarele.
Mas, mesmo sem os principais jogadores, o Palmeiras conseguiu nesta tarde mais uma prova de sua boa fase. Com o gol que valeu a nona vitória consecutiva no ano, a equipe do Parque Antarctica já tem metade dos gols que marcou na campanha do título estadual de 2008. No ano passado, foram 36 gols marcados na competição. Agora, em sete jogos, já são 18 tentos anotados.
Esta foi a terceira derrota do Paulista como visitante no Paulistão. Antes, a equipe de Jundiaí já havia sido derrotada por Bragantino e Portuguesa. Nesta tarde, a chance de quebrar o tabu fora de casa ainda foi complicada pelas ausências de Alex Oliveira, expulso contra a Lusa, e do atacante Enílton, que pertence ao Palmeiras e foi vetado porque seu contrato de empréstimo não permite que ele atue contra a equipe alviverde. Assim, Francisco Alex teve de ser improvisado no meio-campo e Felipe Azevedo entrou no setor ofensivo.
Foi atuando desta maneira que o Paulista começou a partida pressionando o Palmeiras. E a primeira chance dos visitantes veio logo aos 3min de jogo. Francisco Alex cobrou escanteio que Zé Carlos cabeceou rente à trave do goleiro Marcos.
O susto levou o Palmeiras a adiantar a marcação e partir para cima, apoiado pelos poucos torcedores que enfrentaram o frio e a chuva da tarde paulistana para ir ao Pacaembu. A equipe passou a criar principalmente com Jefferson pela esquerda, mas o ataque, com Lenny e Marquinhos, não conseguia finalizar com perigo contra a meta de André Luís.
Lenny desperdiçou sua primeira grande chance aos 14min, quando recebeu na área livre de marcação, mas chutou sem força com a perna esquerda, facilitando a defesa do goleiro do Paulista. Aos 22min, Marquinhos teve sua melhor oportunidade na primeira etapa arriscando de longe. O chute saiu forte, mas acabou saindo pela linha de fundo.
No segundo tempo, a chuva que havia chegado a dar uma trégua na etapa inicial, voltou a cair. E novamente o Paulista voltou a pressionar a equipe alviverde. Mas o maior susto, entretanto, ocorreu quando Marcos saltou para cortar um cruzamento de Francisco Alex aos 11min e se chocou com Zé Carlos. O goleiro, que atravessou diversos problemas de lesão nos últimos anos, ficou caído no gramado e solicitou atendimento médico, mas seguiu no jogo.
Aos 20min, entretanto, o Palmeiras desencantou. Após triangulação de bola entre Evandro, Lenny e Jumar, o atacante enfiou bola para Evandro que tocou por cima do gol de André Luís. Foi o segundo gol do meia na competição. Ele já havia anotado diante do Marília, na vitória por 3 a 0, na terceira rodada.
Depois do gol, Luxemburgo, que pelo segundo jogo consecutivo abriu mão do tradicional paletó, resolveu mexer na equipe. Entraram Max no lugar de Lenny e Dayvid Sacconi no lugar de Marquinhos. Assim a equipe, apesar de alguns sustos, administrou o resultado até o final.
A princípio, este será o único jogo do Palmeiras no Pacaembu pelo Estadual. O confronto foi transferido porque o Parque Antarctica foi reservado para a eleição do Conselho deliberativo do clube. No ano passado, o estádio esteve interditado durante o Paulistão por causa de reformas. Já pelo Brasileirão, a equipe alviverde atuou duas vezes no local, ambas contra Portuguesa. No primeiro turno, empatou por 1 a 1. Já na volta, aplicou 4 a 2 nos rivais.
Este foi o jogo de número 982 do Palmeiras no Pacaembu - é o segundo estádio em que o time mais atuou em sua história, atrás apenas do Parque Antarctica. Ao todo, a equipe coleciona 497 vitórias, 265 empates e 220 derrotas.
O próximo compromisso do Palmeiras no campeonato Paulista está marcado para o dia 21 (sábado). No Canindé, a equipe comandada por Luxemburgo encara a Portuguesa no Canindé em confronto marcado para as 16h. O foco do time, entretanto, está no confronto fora de casa contra a LDU, nesta terça-feira, pela abertura da fase de grupos da Libertadores da América, às 19h.

Ficha Técnica:
PALMEIRAS 1 X 0 PAULISTA
PalmeirasMarcos; Maurício Ramos, Jéci e Maurício; Wendel (Paulo Miranda), Jumar, Souza, Evandro e Jefferson; Lenny (Max) e Marquinhos (Dayvid Sacconi)Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Paulista
André Luís; Freire, Eli Sabiá, Marcelo Xavier, Devas; Marcelo Toscano (Léo Costa), Rodrigo Santos, Francisco Alex (Léo) e Eduardo (Jailson); Zé Carlos e Felipe Azevedo Técnico: Giba
Data: 14/02/2009 (sábado)
Horário: às 17h (horário de Brasília)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Márcio Roberto Soares (SP)
Auxiliares: Jumar Nunes Santos e Fabio Aparecido Gomes Ribeiro (SP)
Cartões amarelos: Jumar, Jefferson (PAL); Zé Carlos (PAU)Gos: Evandro, aos 19min do segundo tempo

0 comentários: