Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012... os fatos mais importantes do esporte botucatuense


Oito atletas de Botucatu disputaram entre os dias 1 e 4 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos realizado no Ginásio do Ibirapuera,em São Paulo. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos e reuniu aproximadamente 1.600 atletas de 24 Estados do Brasil.

Botucatu conquistou duas medalhas de bronze com os atletas Bruno Andrade Silva - foto(katá) e Alexandre Nunes Dias (kumitê). Essas medalhas ajudaram o Estado de São Paulo a conquistar o título geral da competição.

Também estiveram participando o Brasileiro, os botucatuenses Matheus Nicolas Thedoro Leonel, Mauricio Herculano, Sandra Aparecida Fudoli, Willian Siqueira Campos, Ramon H. Maitan e Matheus Henrique Oyan Domenico. Os atletas foram orientados pelo professor Vicente Senno, que também atuou como arbitro oficial da CBKI.
O atleta botucatuense, Danilo Scarparo, revelado pela escolinha de futsal da Associação Atlética Botucatuense, conquistou em março, o título da Copa Itália de Futsal – Serie “A”.
A fase final foi disputada entre os dias 8 e 11 de março em Padova/IT, reunindo as 8 melhores equipes classificadas no campeonato italiano: Luparense, Marca TV ( atual campeao italiano), Lazio ( campeao da coppa 2011), Asti Acqua Eva (equipe onde atua o botucatuense), Montesilvano (Atual campeao Champions Leage), Putignano, Acqua Sapone, Bisceglie.
Para garantir o título, a representação da Asti Acqua Eva venceu a Acqua Sapone (5 a 3) na fase quartas-de-finais; venceu nos pênaltis por 6 a 5 a equipe da Montesilvaano (3 a 3 no tempo normal) e na final venceu a Luparense por 4 a 3.

Mountain Bike:
Cerca de 300 atletas estiveram reunidos na cidade de Jarinú para a 17° edição do Campeonato Interestadual de Mountain Bike. A cidade é reconhecida por ter o segundo melhor clima do mundo, e foi nessa atmosfera que foi dada a largada para o ano do interestadual.

Na categoria kids, Renato Brasa ficou em 1º lugar, Larissa Brasa terminou em 4º lugar na categoria feminina sub 20 e Renato Spadotto ficou em 7º lugar á apenas 3 minutos do líder de sua categoria, sub 30.

A agradável e acolhedora cidade de Ibaté sediou a 5ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2012. Foi a primeira prova de estrada da Copa na atual temporada, numa disputa de elevado nível técnico que contou com a presença de ciclistas e equipes de todo o Estado de São Paulo, com 254 atletas distribuídos nas 12 categorias oficiais, numa das mais concorridas e disputadas etapas da CSPC na temporada.
Na categoria Juvenil Feminina, destaque para Larissa Brasa que terminou na primeira colocação.

Larrisa Brasa 3ª no Brasileiro
Foi disputado em Salvador-BA Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico, onde aproximadamente 300 atletas de todo o País participaram desta prova.
A prova foi disputada em duas voltas em um circuito de 4.800m. As chuvas constantes aumentaram a dificuldade do circuito onde o clima foi um dos grande adversário de todos os ciclistas que lá estavam competindo, pois a chuva nos dias anteriores fez do circuito um verdadeiro lamaçal numa mata fechada que foi aberta só para a competição. Para piorar, a chuva que havia dado uma trégua, no sábado, voltou com muita intensidade faltando apenas 10 minutos para a largada.
A ciclista botucatuense Larissa Brasa foi uma das atletas que representou o Estado de São Paulo no Brasileiro e conquistou a medalha de Bronze.
Durante toda a prova, desistências foram acontecendo a cada volta, quebra de peças das bicicletas e abandonos por estes problemas e também por pura fadiga. “A trilha escorregadia causou a queda de diversos atletas , inclusive a minha” comentou Larissa Brasa, que segundo ela, a superação foi maior com a vontade de concluir o percurso.  “Em vários trechos do circuito foi necessário empurrar ou carregar a bicicleta”, completou a atleta.

Larissa Brasa venceu a 9ª Etapa do segundo Campeonato Estadual Escola Modalidade Olímpica de Ciclismo, e esta automaticamente classificada para a final do campeonato.

Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Ciclismo.

Criada para ampliar a base do esporte com vista aos Jogos Olímpicos de 2016, do Rio de Janeiro, reuniu atletas/alunos da região entre 12 e 17 anos.

A etapa foi realizada em um circuito armado na Avenida Carmine Tadaro, no Bairro Almerinda Chaves, na cidade de Jundiaí, bem próximo a capital.

O evento, gratuito e com todo o suporte técnico necessário, ainda seleciona atletas a fim de contemplá-los com o Programa Bolsa Talento Esportivo e para vagas nos Centros de Excelência do Estado de São Paulo.

Larissa Brasa vice-campeã Paulista
A atleta botucatuense Larissa Brasa comprovou que continua em boa fase. No final de semana, ela participou do Campeonato Paulista de Ciclismo, nas provas de Resistência e Contra o Relógio e mais uma vez subiu ao pódio.

Neste ano, o Campeonato Paulista de Resistencia e o Contra Relogio foi realizado num circuito de 12 quilometros por volta, montado na Avenida dos Trabalhadores na cidade de Boituva.

No dia 15 de setembro, em apenas uma epata, ocorreu o Campeonato Paulista Contra Relogio Individual. Larissa Brasa ficou em segundo lugar, com o tempo de 21 minutos e 20 segundos, com media horária de 33.7km/h, ficando a 25 segundos da primeira colocada.

Já no dia 16/09, foi a vez da final do Campeonato Paulista de Resistencia, onde a botucatuense terminou a prova na 4ªcolocação, ficando em 9º lugar na classificação geral, sendo que a atleta participou de apenas 2 das 4 etapas do Campeonato Paulista de Resistencia.

Foi realizado em São Pedro, o Campeonato Paulista de Ciclismo de Montanha. A prova foi disputada na conhecida serra de São Pedro e reuniu mais de 300 competidores de todo estado de SP.
A botucatuense Larissa Brasa estava em busca de mais um título e conseguiu. Segundo a atleta, a prova foi muito dificil e exigiu muito dos atletas. "Como meu pai já conhecia aquela serra, fizemos muitos treinos específicos para esta competição e preparamos a relação de minha bike para eu subir com mais facilidade, conseguindo assim pedalar a serra toda levando uma grande vantagem sobre as minhas adversárias, e conquistando o titulo de bi-campeã paulista de montanha", comemorou a atleta.

Outro botucatuense que também se deu bem em São Pedro foi Renato Spadotto que conquistou o primeiro lugar na categoria Universitário.

Futebol
A equipe do União da Vila FC conquistou no domingo, dia 4 de março, o título da 4ª Copa dos Campeões do Futebol Varzeano de Botucatu. A partida decisiva foi disputada no Estádio “Dr. Acrísio Paes Cruz” (AA Ferroviária), quando a representação do União da Vila levou a melhor sobre a AA São Manuelense e venceu a partida por 1 a 0, gol do atacante Buiú, aos 21 minutos da etapa inicial.
A partida foi muito equilibrada e decidida nos detalhes. Mesmo jogando desfalcado de quatro atletas suspensos, o União da Vila mostrou personalidade e garantiu a vitória e com isso o título da competição.
A equipe campeã entrou em campo jogando com Sandrinho; Zé Galinha, Romeu, Bozo e Arandu; Denílson, Tilico (Walace) e Vander (Gelson); Buiú (Leandro) e Miro. Técnico: Xand Cruz. Já a equipe de São Manuel jogou com Edson; Alan (Danilo), Val, Xuxa e Marquinhos; Gil (André), Tobias (Roberto), Caíque e Willian (Felipe); Alemão (Bruno) e Guilherme (Marcão). Técnico: Riva.
O União da Vila disputou 6 partidas, conquistando 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O ataque marcou 9 gols e a defesa sofreu 9 gols.
Na disputa do 3º lugar, o Dinamite FC venceu o Serra Negra FC por 4 a 2, gols de Gustavo, André e Felipe (2), enquanto Ulisses e Marcos Delomo descontaram.
A melhor defesa foi da equipe de São Manuel enquanto o artilheiro foi Marcos Delomo, do Serra Negra, com 6 gols.
Botucatu ficou em segundo lugar nos Jogos Regionais do Idoso – JORI, realizados em Lençóis Paulista entre os dias 19 e 22 de abril. Nossa cidade somou 105 pontos contra 123 de Pirasssunga, campeã geral.
Confira o desempenho de Botucatu em Lençóis Paulista:
Atletismo Feminino – Campeão – ; Maria Nair Moretti Belini – 1º lugar ; Maria Helena M. Ruiz – 1º lugar
Nair Martins de Souza -2º lugar; Célia Benedita Daltin Garbuio – 5º lugar; Antonia Soler dos Santos – 5º lugar; Natação Feminino – campeã; Maria Zélia Menegon Ramires - 1º lugar; Dilma Palomo Franco – 1º lugar; Maria Helena M. Ruiz – 1º lugar; Damas Feminino – campeã - Ivone Rossi; Dança de Salão – campeã; Joaquim Pereira da Silva e Vera Lucia Louvisutto P. da Silva; Tênis de Campo – campeão; Vera Alice Rebello - Maria Zélia Menegon Ramires; Tênis de Mesa Feminino – campeão; Vôlei Feminino – campeão; Coreografia – vice-campeã; Natação Masculino – vice-campeã; Henrique Reis – 1º lugar; Antonio Sergio de Pieri – 1º lugar; Antonio Carlos Antunes de Oliveira – 4º lugar; Buraco Masculino – vice-campeão; Silvio Batista de Almeida - Norton L. Levy; Buraco Feminino – vice-campeão; Anália Lourdes Carvalho - Elenir Natalina Fossen Carbonari; Xadrez Masculino - 3º lugar - Milton P. Barros; Xadrez Feminino – 3º lugar - Dilma Palomo Franco.

Uma eleição para ficar na história do clube! Foi como Carlos Bonaldo, presidente da AAB, definiu o resultado do pleito realizado em maio no clube. Por apenas 15 votos de diferença, Jânio Gonçalves foi eleito o próximo presidente do clube para os próximos 3 anos.

A chapa Jânio angariou 539 votos, enquanto a Chapa Novas Ideias, Novos Rumos atingiu 524 votos. Jânio assume o cargo no próximo dia 1º de junho prometendo fazer uma administração voltada para a família. 'Não foi a minha Chapa que ganhou, foi o clube com um grande exemplo democracia. Parabéns ao Wily, que fez uma grande campanha e merece todo o nosso respeito. Espero que possamos trabalhar juntos', disse o futuro presidente.

O nadador da Associação Atlética Botucatuense [AAB], Matheus de Souza Marino, foi um dos grandes destaques no Torneio Giochi della Gioventu [Jogos da Juventude], competição disputada na cidade de Pesto, região de Salerno, na Itália, de 10 a 15 de junho. Marino conquistou quatro medalhas de ouro nas provas dos 50m costas e 100 costas, além dos revezamentos 4x50 livre e 4x50 medley integrando a seleção brasileira. 

A competição é destinada aos atletas descendentes de italianos e reuniu competidores dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Suíça, Argentina, Venezuela e da própria Itália. 

Judô:
O atleta Marcelo Costa Camargo, da Associação de Judô Mata Sugizaki, conquistou medalha no Campeonato Paulista Grand Masters, organizado pela Federação Paulista de Judô (FPJ) na cidade de Amparo.

O peso meio médio (73 a 81 kg) venceu suas quatro lutas, sendo três por ippon, e subiu no ponto mais alto do pódio na faixa etária dos 30 aos 35 anos.
Marcelo Camargo também é o atual campeão sul-americano master (Porto Alegre/2012) no meio médio.

Judoca é campeão brasileiro sub-23
O atleta Fernando Sanches, da Associação de Judô Mata Sugizaki de Botucatu, conquistou a medalha de ouro da categoria acima de 100kg do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-23, disputado em Cuiabá, no Mato Grosso. acaba de voltar de Cuiabá (MT) onde disputou no último domingo (26) o Campeonato Brasileiro Sub-23.

Com o resultado no Brasileiro Sub-23, Sanchez terá a oportunidade de disputar uma primeira seletiva nacional com mais outros três atletas para as Olimpíadas do Rio 2016, programada para acontecer nos primeiros meses de 2013, segundo site da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Jiu-Jitsu
Três atletas de Botucatu, pertencentes a equipe Miquinho Gracie de Jiu-Jitsu, disputaram no Ibirapuera, São Paulo, o Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo – CBJJE. A competição reuniu centenas de atletas de aproximadamente 10 países.
O destaque de Botucatu foi a atleta Jéssica Cristina, campeã mundial no peso leve e também no absoluto. “Me preparei muito para essa disputa. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou a atleta, agradecendo o apoio que o seu professor (Anderson Banana) tem lhe dado. “O Banana tem sido muito importante na minha carreira de atleta. Graças a ele estou aqui”, finalizou.
Também garantiu medalha no mundial, Bruno Bressan, de 16 anos, que conquistou o bronze no peso médio faixa azul. “Essa foi a minha primeira competição internacional. No começo estava nervoso, mas aos poucos foi me soltando e consegui esse importante resultado”, informou.
Edmilson Carvalho competiu na categoria pena faixa marron e faturou a medalha de bronze. “Estou muito feliz com mais esse resultado. É a compensação de dias de treinamento e dedicação”, finalizou Carvalho.

A cidade de Barueri sediou o Open Internacional São Paulo de Jiu Jitsu. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e reuniu a participação de mais de mil atletas de vários países.
A equipe botucatuense Gracie Miquinho participou da competição e garantiu 4 medalhas, sendo 2 de ouro e 2 de bronze.
Destaque para Mauro Sérgio, campeão na faixa preta peso super pesado. Também brilhou na competição Jéssica Cristina com duas medalhas, campeã na faixa marrom peso leve e bronze no peso absoluto. Também conquistou a medalha de bronze David Teixeira na faixa preta peso médio.

A atleta botucatuense Jéssica Cristina garantiu, em Natal/RN, uma vaga no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu que será disputado em 2013 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

A botucatuense vai disputar o mundial pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, ela garantiu o terceiro lugar e a expectativa é voltar ao pódio no ano que vem.

O atleta da Academia Shaolin Botucatu de Kung Fu, Ronaldo Fogueral, se tornou campeão brasileiro de Kung Fu. Realizado em Fortaleza, Ceará, o 23º Campeonato Brasileiro da modalidade reuniu mais de 400 participantes- muitos integrantes da seleção brasileira deste esporte.

Fogueral conquistou o título na categoria Xing Yi, que é a movimentação de golpes existentes nesta arte marcial. Vindo de uma lesão no quadril, o botucatuense conquistou 6,63 pontos em sua única demonstração, ficando à frente de dois atletas do Ceará, que obtiveram 6,60 e 6,40 pontos. Com o resultado, ele se qualifica para integrar a seleção brasileira de kung fu.

Esta é a primeira participação da Shaolin Botucatu em um campeonato brasileiro de kung fu. Outros dois atletas, Matheus Moura e Fabrício Osaku, também integraram a delegação botucatuense e conquistaram resultados expressivos.

Sempre presente no pódio. Dessa forma foi o resultado da Academia Shaolin Botucatu em sua primeira participação no Campeonato Paulista de Kung Fu, realizado em Barueri. Mais de 400 atletas de todo o Estado disputaram as diversas modalidades que compõem o estilo wu shu, o mais popular desse esporte.

Mesmo com uma pequena delegação representada no campeonato, a Shaolin Botucatu conquistou a medalha de ouro na categoria mirim armas longas com o atleta Gabriel Mendes; além do título de Ronaldo Fogueral, no estilo Xing yin Quan- que consiste na correta movimentação do corpo e o uso harmonioso de pontos do corpo para o combate sem armas.

Outros importantes resultados da agremiação foi o terceiro lugar na categoria mãos do norte adulto com Fabrício Osaku e a luta combinada de armas com os atletas Matheus Moura e Ronaldo Fogueral.

Com os resultados obtidos, três atletas da agremiação (Fogueral, Osaku e Moura) garantiram a classificação para o Brasileiro de Kung Fu, que acontece em Fortaleza, dias 5 e 6 de setembro. Os resultados surpreenderam a equipe, que fez sua primeira participação no Paulista. “Esse é um dos mais antigos e difíceis campeonatos de kung fu do país por reunir atletas de nível de seleção brasileira”, frisou Fabrício Osaku, que também é um dos técnicos da academia.

0 comentários: