Mata Sugizaki traz para Botucatu ouro no Paulista Master e Júnior
Hoje, Botucatu pode se orgulhar de ter dois dos melhores judocas do Estado de São Paulo em categorias diferentes. Thais Nagib, de 30 anos, e José Ricardo Bravin, de 19 anos, ambos da Associação de Judô Mata Sugizaki (AJMS), conquistaram recentemente o título de campeões Paulista Master e Júnior (Sub-20), respectivamente, organizados pela Federação Paulista de Judô (FPJ).
Thais disputou o Campeonato Paulista Master no último dia 12 de junho, na cidade de Amparo-SP. A medalha de ouro na categoria Leve (até 57 kg) veio após duas vitórias por ipon (golpe de pontuação máxima no judô) e um wazari na final. Com o resultado, a judoca garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Master, previsto para o mês de outubro, mas sem local ainda definido.
“Foi literalmente uma surpresa para mim porque é meu primeiro ano nesta categoria acima dos 30 anos. O bom é que este resultado me dá mais confiança para os Jogos Regionais e o restante do ano”, avaliou Thais.
Já Bravin obteve a medalha de ouro dos Meio-pesados (até 100 kg) no Campeonato Paulista Júnior realizado no último sábado, dia 19 de junho.
A competição foi disputada no Clube Concórdia de Campinas-SP. A sequência de vitórias do judoca botucatuense até o título passou por três ipons e um shido. Com o resultado, o jovem judoca também está garantido no Campeonato Brasileiro Júnior, previsto para acontecer nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro.
“Lutei com muita vontade e focado na vitória, diferente do Paulista do ano passado, que aconteceu em Botucatu, quando fiquei com a terceira colocação. Tenho treinado duas vezes por dia e claro que tudo isso me dá ‘gás’ para buscar integrar a Seleção Brasileira Sub-20 e disputar o Mundial da categoria, no segundo semestre (acontece em outubro na cidade de Ajadir – Marrocos). Tenho pés no chão, mas sei que é possível se continuar a me dedicar”, conclui.
Tanto Thais quanto Bravin integram a equipe de judô de Botucatu, que disputa os Jogos Regionais em Lins-SP, no mês de julho. Ela, no ano passado, foi campeã nos Jogos Regionais de Pirassununga, bronze nos Jogos Abertos do Interior, em São Caetano do Sul, e quinta colocada no Campeonato Paulista Adulto. Ele acumula dois Campeonatos Paulistas (2003 na categoria Infanto-Juvenil, e 2005 na Pré-Juvenil) e uma terceira colocação em Campeonato Brasileiro (2005 na Pré-juvenil). Em março deste ano, Bravin também foi campeão da Copa São Paulo de Judô e prata no Campeonato Sul-Brasileiro, disputado em abril na cidade de Camboriú-SC.
Sobre a Mata Sugizaki
A Associação de Judô Mata Sugizaki completa em 2010, 50 anos de existência, boa parte dedicada a massificação do esporte em Botucatu. Desde 1997, tem atuado junto a instituições assistenciais da Cidade, por meio de ações esportivas e educacionais, que visam dar oportunidade às crianças e adolescentes a conhecer o judô e, através dele, desenvolver os benefícios que o esporte prega, como disciplina e valores morais.
Atualmente, a entidade reúne centenas de jovens, a maioria proveniente de bairros carentes de Botucatu, em sete projetos sociais: Escolinha do Ginásio Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel); Projeto Cecap; Programa Atleta do Futuro (PAF) do Sesi; Fundação “CASA” (antiga Febem); Cras (Centro de Referência de Assistência Social ) no Jardim Brasil, setor Leste; Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros”; e Obra Madre Marina Videmari, na Vila Real, setor Oeste.
Desde o início de setembro de 2009, duas escolas da Rede Municipal de Ensino também oferecem judô a seus alunos por intermédio da Mata Sugizaki. A Emef “Angelino de Oliveira”, localizada na Vila Antártica, e a Emefei “Luiz Carlos Aranha Pacheco”, no Jardim Paraíso, estabeleceram parceria com a Associação de Judô Mata Sugizaki, que fornece os professores e os tatames. A infraestrutura é montada nas respectivas escolas e os treinamentos de judô oferecidos no contra turno das aulas.
0 comentários:
Postar um comentário