Festival de judô marca início da parceria Mata Sugizaki/Sesi
Na manhã do último domingo, 27 de junho, a Associação de Judô Mata Sugizaki (AJMS) em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) de Botucatu realizou o segundo Festival de Judô do ano. O evento esportivo, promovido no Centro de Atividades “Salvador Firace”, reuniu aproximadamente 200 alunos dos projetos da Mata Sugizaki em parceria com a Prefeitura Municipal, mais os alunos do PAF (Programa Atleta do Futuro) do Sesi.
Representantes da Associação “Yoshin Ryu”, da cidade de Itaí também marcaram presença no Festival, que contou, como de costume, com a participação maciça dos pais dos jovens judocas. Na cerimônia de abertura, os atletas Thais Nagib e José Ricardo Bravin foram homenageados com troféus pelas recentes conquistas no Campeonato Paulista Master e Júnior, respectivamente.
O Festival ganhou destaque por ser o primeiro depois de firmada a parceria Mata Sugizaki e Sesi. A mesma dará oportunidade a 50 atletas que se destacaram nos projetos da AJMS, de se filiarem como “sócio/atleta” do Sesi e receberem, assim, os benefícios que a entidade proporciona. “Se não tivéssemos o apoio do Sesi, e também da Prefeitura de Botucatu, nosso trabalho não teria os resultados que estamos tendo e que são reconhecidos pela sociedade botucatuense. Daqui em diante, tudo tende a melhorar para o judô de Botucatu ”, disse Mário Mateus Sugizaki, diretor técnico esportivo da AJMS. “Nosso objetivo é apenas fazer com que cresça, gradativamente, o número de crianças praticantes de judô na Cidade”, completa Otávio Augusto Ferraz Ferreira, diretor do Sesi.
Até o final deste ano, outros dois Festivais de Judô deverão ser organizados.
Projetos
Atualmente, a entidade reúne centenas de jovens, a maioria proveniente de bairros carentes de Botucatu, em sete projetos sociais: Escolinha do Ginásio Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel); Projeto Cecap; Programa Atleta do Futuro (PAF) do Sesi; Fundação “CASA” (antiga Febem); Cras (Centro de Referência de Assistência Social ) no Jardim Brasil, setor Leste; Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros”; e Obra Madre Marina Videmari, na Vila Real, setor Oeste.
Desde o início de setembro de 2009, duas escolas da Rede Municipal de Ensino também oferecem judô a seus alunos. A Emef “Angelino de Oliveira”, localizada na Vila Antártica, e a Emefei “Luiz Carlos Aranha Pacheco”, no Jardim Paraíso, estabeleceram parceria com a Associação de Judô Mata Sugizaki (AJMS), que fornece os professores e os tatames. A infraestrutura é montada nas respectivas escolas e os treinamentos de judô oferecidos no contra turno das aulas.
Sobre a Mata Sugizaki
A Associação de Judô Mata Sugizaki completa em 2010, 45 anos de existência, boa parte dedicada à massificação do esporte em Botucatu. Desde 1997, tem atuado junto a instituições assistenciais da Cidade, através de ações esportivas e educacionais, que visam dar oportunidade às crianças e adolescentes a conhecer o judô e, através dele, desenvolver os benefícios que o esporte prega, como disciplina e valores morais.
0 comentários:
Postar um comentário