Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Circuito Pro-Cuesta de Trekking entra no 10º ano com prova no dia 25 deste mês







Cristiano Alves - Repórter

Primeira prova deste ano acontece no próximo dia 25 e as inscrições podem ser realizadas

Estão abertas as inscrições para a primeira prova do tradicional circuito “Pro-Cuesta de Trekking”, que este ano comemora 10 anos. O evento acontece no dia 25/4 (domingo), às 9 horas, com saída do Bairro Santa Cruz da Serra, em Anhumas.

O percurso será de 10 quilômetros com obstáculos naturais como caminhada por estradas secundárias, riacho, terrenos inclinados, tendo como objetivo principal a pratica esportiva.

“O projeto é voltado para ajudar no desenvolvimento do ecoturismo, oferecendo uma atividade esportiva diferenciada; ela não acontece dentro de uma quadra, mas junto ao meio ambiente”, afirma o organizador e diretor de prova, Fernando Arena.

O curso de navegação para ensinar o manuseio dos equipamentos usados pelos competidores acontecerá no dia 24 (sábado), às 20 horas, na Unifac, com 40 minuto de duração.

Arena ressalta que as características geográficas de Botucatu ajudaram no desenvolvimento do projeto. “Enquanto em outras cidades chega-se na zona rural só depois de 100 km, em Botucatu, a prova acontece a 15 km do Centro”, explica.

A cada ano, as inovações da parte técnica das provas, tornando elas cada vez mais competitivas. “Hoje é utilizado GPS para apurar a prova. Com isso, substituímos o chip, que antes, alguns competidores podiam esperar perto do posto de controle até tirar a diferença de tempo que estavam adiantados. Com o GPS, isso não acontece mais. O nível da competição vai se igualar. Podemos dizer que o nosso conhecimento tem trazido melhorias na prova, com métodos pioneiros”, comenta o organizador.

Um momento importante do Circuito Pro-Cuesta é que conseguiu-se resgatar todos os competidores que atuam desde o início do esporte na região. Setenta por cento dos participantes são de Botucatu, sendo que outros 30% vêm de cidades como: Curitiba, Jaú, Avaré, Barra Bonita, Jaú, entre outras.

Amantes do esporte de caminhada
As equipes geralmente são formadas por pessoas que não têm tempo de praticar algum esporte durante a semana. Outros participaram acompanhados de personal treinner, usando o circuito como um teste físico.

A prova é indicada a quem gosta de caminhar e deve ter um mínimo de condicionamento físico. O trekking é uma iniciação ao esporte de aventura. Também é uma confraternização de amigos, muito indicada em empresas para trabalho em equipe e demais interessados.

A renda da venda da alimentação ao final da prova é vertida para os donos das propriedades onde acontecem as competições. “É uma prova que gera renda aos donos dos sítios e um incentivo ao turismo regional. O turismo está na nossa porta e precisamos explorá-lo”, afirma.

O Circuito Pro-Cuesta tem 12 pessoas trabalhando na organização. Cada prova reúne 120 pessoas divididas em 30 equipes. “É um esporte que está no auge porque possibilita um visual diferente aos participantes. Até sedentários podem participar”, ressalta Fernando Arena.

O evento tem patrocínio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Subsecretaria de Turismo; Revista Botucatu Especial; Estamparia Poko Loko; Marcenaria Arena; Brother Hood Uniformes Esportivos e Vida Ativa Espaço Personal.

Informações e inscrições: www.procuesta.com.br; (14) 9797-3917

0 comentários: