Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Enduro a Pé: Trekking define vencedores






Aproximadamente 100 atletas participaram neste domingo, dia 25, da prova de abertura do Circuito Pro-Cuesta de Trekking.

A primeira etapa teve quatro horas e meia de duração, em Botucatu (SP). Equipes de enduro a pé venceram os obstáculos de morros, córregos, terrenos íngremes, presenteados com uma vista para a Cuesta do Bairro Santa Cruz da Serra, em Anhumas.

Na categoria trekkers (iniciantes), onde participaram 11 equipes, os resultados foram: Sigma (1º lugar), Sem Rumo (2º lugar) e Pegada (3º lugar). Na categoria Graduados, onde competiram 8 equipes, a vencedora foi “Pé na Lama”, seguida de ‘Asbota Jaxamo’ e Frei Fidelis/Embraer em terceiro. Os três primeiros de cada categoria receberam troféus entregues por Nadir Pontes Ribeiro, do Bairro Santa Cruz da Serra.

Botucatu virou referência no trekking e nessa prova foi a primeira a testar o uso de GPS na apuração dos resultados. Antes, os competidores andavam com um chip para marcar a passagem por pontos de controle. Hoje, o GPS evita que as equipes tentem concertar tempos distorcidos. Se estivesse adiantado, o competidor aguardava o tempo ao lado do posto de controle, o que o GPS inviabiliza e torna a prova mais competitiva.

“O Brasil está olhando para o nosso circuito para saber qual foi o resultado desse novo sistema de apuração e seguirá a mesma linha. Tivemos participantes de Botucatu e cidades como Bauru, Avaré, Curitiba, entre outras. Quem ainda não participou dessa primeira etapa pode reunir amigos e se inscrever”, afirma o organizador, Fernando Arena.

Na prova de domingo, uma família foi a vencedora da categoria Trekkers (iniciantes). O contabilista Edvaldo Garcia (47) é veterano na modalidade e formou a equipe Sigma Trekking, reunindo a esposa Isabel Cristina e os filhos João Guilherme e Gabriel Augusto, de 14 e 11 anos. “Sem os postos de controle e usando GPS, achamos que a prova seria mais difícil. No começo perdemos tempo, mas não foi difícil só para nós. O que contou foi a experiência e o fato de não cair no desespero. Em família é mais gratificante e nos anima para a próxima prova”, afirma Edvaldo.

O industriário Rafael Cheroglu (26) chegou na última hora para participar da primeira prova depois de seu carro quebrar, mas deu um jeito de chegar no local da prova e vencer o enduro a pé com a equipe “Pé na Lama”, na categoria Graduados. “Esse sistema por GPS é melhor porque só vamos saber quem venceu no final da prova”, coloca ele - que competiu com Douglas Machado e Ricardo Fonte Basso.

O técnico na área de adesivagem, César Ramo (42), é mexicano e se mudou há mais de um ano para Botucatu, onde conheceu o trekking através de um amigo de trabalho. “É minha primeira vez e o que chama a atenção é que precisamos trabalhar em equipe. Se alguém não faz a sua parte, perde-se todo o controle da rota”, cita Ramo.

O assistente técnico Sidney Lourenço Nogueira (45) diz que a prova é acessível a pessoas. “Muitos têm medo ao ouvir falar do trekking, mas é uma prova tranqüila, com cada um respeitando seus limites”, disse Nogueira.

O médico veterinário e professor universitário Francisco Pupo Pires Ferreira (33) é quem adorou andar no meio da natureza exuberante. “Encontrei o esporte da minha vida. É um misto de resistência física e inteligência, além de integração e confraternização. Eu nadava e já lutei judô. Mas é a primeira vez que venho; conheci o trekking através de uma amiga”, cita.

Nilton Ikegami (51) é bancário e também se aventurou. “Eu gosto de esporte e estou achando ótimo. Participo de provas de atletismo e corro seis quilômetros todos os dias. Nos outros esportes, ganha quem chega primeiro, no trekking o que manda é a regularidade”, compara.

O circuito Pro-Cuesta de Trekking patrocínio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Subsecretaria de Turismo; Revista Botucatu Especial; Estamparia Poko Loko; Marcenaria Arena; Brother Hood Uniformes Esportivos e Vida Ativa Espaço Personal.

A próxima etapa será no dia 30 de maio e as inscrições podem ser feitas através do site: www.procuesta.com.br ou pelo telefone (14) 9797-3917.


RESULTADO TOTAL 1ª ETAPA PROCUESTA 2010:
Categoria Graduados:
1º - Pé na Lama – 2.904 pontos perdidos.
2º - Asbota Jaxamo – 4.529 pontos perdidos.
3º - Frei Fodelis/ Embraer – 7.118 pontos perdidos.
4º - Pé Duro.
5º - Lendária/ Casa dos Materiais.
6º - Brabo.
7º - Amigos da Onça.
8º - Raio de Sol.

Trekkers (iniciantes).
1º - Sigma Trekking – 14.269 pontos perdidos.
2º - Equipe Sem Rumo – 16.552 pontos perdidos.
3º - Pegada – 19.723 pontos perdidos.
4º - Bons Ares.
5º - Prondkeuv.
6º - Casanova Nova e Vice e Versa.
7º - Coyotes.
8º - Pénacuesta.
9º - Dharma.
10º - Botumaster.
11º - Caminhantes sem Limites.

0 comentários: