Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Atletismo brasileiro de LUTO


Nota de Falecimento: Nelson Prudêncio, docente do Departamento de Educação Física da UFSCar e medalhista olímpico no salto triplo nos jogos do México e de Munique

Professor e atleta faleceu às 0h15 desta sexta-feira, dia 23/11. O sepultamento ocorre às 16h30, em São Carlos

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) informa, com extremo pesar, o falecimento às 0h15 desta sexta-feira, dia 23, de Nelson Prudêncio, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) desta Universidade desde 1974 e medalhista olímpico no salto triplo nos jogos do México (1968) e de Munique (1972). A Administração Superior da Instituição, em nome de toda a comunidade universitária, presta aqui sua homenagem a este destacado professor, pesquisador e ídolo do esporte brasileiro, e expressa sua solidariedade à família. O corpo está sendo velado no Velório Municipal de São Carlos e o sepultamento ocorre às 16h30 no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

Nascido em Lins no dia 4 de abril de 1944, Nelson Prudêncio protagonizou, nos Jogos do México de 1968, um dos momentos mais inesquecíveis do atletismo mundial, em uma disputa pela medalha de ouro que teve nove quebras do recorde mundial. Ele terminou a prova com a medalha de prata e, em 1972, na Alemanha, ficou com o bronze.

Nelson Prudêncio graduou-se em Educação Física em 1971 pela Escola de Educação Física de São Carlos, cujo curso seria posteriormente incorporado pela UFSCar, em 1994. Chegou à UFSCar em 1974, apenas quatro anos após o início das atividades da Universidade, e desde então vem se dedicando à formação de profissionais de Educação Física e atletas e, muito especialmente, à produção de conhecimento que viesse a contribuir para que o Brasil pudesse voltar a ocupar um lugar de destaque no esporte que o consagrou. Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Nelson Prudêncio dedicou-se, ao longo de sua trajetória, não apenas ao esporte de alto rendimento, mas esteve sempre envolvido também no incentivo à atividade física como meio de promoção da Saúde e da cidadania. Atualmente, ocupava o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
No curso de de licenciatura em Educação Física da UFSCar, lecionou as disciplinas Fundamentos das Atividades Atléticas e Teorias do Treinamento no Esporte. Também foi o grande responsável pela idealização e implantação da Pista da Saúde, trajeto de caminhada com estações para prática de exercícios que contam com orientações detalhadas sobre sua realização correta. A Pista da Saúde é hoje frequentada não apenas pela comunidade universitária, mas por toda a população do município de São Carlos. Por todas essas suas contribuições, Nelson Prudêncio foi homenageado na denominação "Cross Campus UFSCar – Nelson Prudêncio", dada à prova de corrida e caminhada realizada no campus São Carlos da UFSCar com o objetivo de promover o incentivo à prática de atividades físicas e à integração.

0 comentários: