Trekking define seus campeões da 4ª etapa em Botucatu
Embaixo de um sol forte, mas como muita disposição para caminhar nas belas paisagens de Botucatu, praticantes do enduro a pé estiveram, nesse domingo, na 4ª etapa do Circuito Pró-Cuesta de trekking.
Caminhantes de várias cidades do Estado completaram a prova que teve duração aproximada de três horas e meia no Bairro de Santo Antônio de Sorocaba.
O percurso com um misto de trilhas de terra batida, plantação de eucalipto, riachos e áreas próximas de morro surpreendeu quem não esperava por tanta “beleza verde”.
Para o bombeiro Claudenir Celestino, atleta de Iron Man que tem 10 horas de prova para esportistas de alto nível com corrida, ciclismo e natação, o trekking é fácil fisicamente.
Mas ele salienta que a prova exige um pouco de quem não é atleta de disposição para caminhar. "É preciso um pouco de resistência na caminhada, mas todo o público pode fazer", cita.
Ele que estava na Equipe Botucatumaster, que estreou no trekking considera que o esporte necessita interpretação de uma planilha e bússola para descobrir o caminho exato da trilha.
"O que chama a atenção também nesse tipo de prova é o contato com a natureza, pois é um ambiente muito bonito e pela estrutura do local dá para trazer a família", disse ele que levou a filha Helena de um ano e sete meses, que desfrutou da estrutura do local com a mãe.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.
Várias equipes do Estado participam do enduro a pé
Botucatu contou com várias equipes de cidades do Estado. Uma delas foi a Bears Hug de São Bernardo do Campo. A gente já havia feito trilha, mas nunca com navegação. “Chamou muito a atenção nossa toda a infrestrutura da prova, com equipes de apoio e que teve toda a paciência e bom humor. Essas coisas não podem faltar", disse o analista da informação, Gustavo Krause Campos (37), que participou com outros amigos.
Ele disse que acabou conhecendo um pouco da Cidade. "Botucatu tem muita coisa que a gente não conhecia. Chegamos, ficamos na casa de amigos e conhecemos a Cidade", salienta.
O grupo soube do trekking através de uma divulgação em uma rádio de São Paulo e resolveu se inscrever no site do Pró-Cuesta.
O trekking tem apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Esporte e subsecretaria de Turismo, Marcenaria Arena, Revista Botucatu Especial, Estamparia Pokoloco e Unifac.
A próxima prova será no dia 11 de setembro.
RESULTADO DA PROVA – 4 ETAPA DO CIRCUITO PRÓ-CUESTA
CATEGORIA GRADUADOS
1º Bons Ares
2º Pé Duro
3º Saci Vidativa
CATEGORIA TREKKERS (INICIANTES)
1º Pegada
2º Caminhantes Sem Limites
3º Los Rubios
Presidente da Federação Paulista acompanha a prova
Paulo Nelson Tonelo, presidente da Federação Paulista de Enduro e Pé e Trekking (Fepep), esteve em Botucatu acompanhando a 4ª etapa em Botucatu.
Segundo ele, hoje no Estado existem entre 3 e 4 mil praticantes em um esporte que está em desenvolvimento, mas necessita de mais investimentos.
"Esse é o número de praticantes e pessoas que já conhecem o trekking. No Brasil nós temos o dobro disso, entre 6 e 8 mil praticantes", comenta.
Ele diz que é um esporte muito estimulante pelo ambiente, estrutura ao praticante, apoio ao local (dono da terra) onde é realizado, entre outros quesitos.
"Algumas pessoas usam esse esporte para sair do estresse e é um tipo de esporte que você se diverte, conhece pessoas e existem equipes até formadas por avô, o filho e o neto", cita.
"Não é um esporte atenuante como de atleta de alto nível, mas algo para caminhar, conviver, estar em grupo e em contato com a natureza".
0 comentários:
Postar um comentário