VAMOS FALAR DE ESPORTES

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trekking define seus campeões da 4ª etapa em Botucatu


Embaixo de um sol forte, mas como muita disposição para caminhar nas belas paisagens de Botucatu, praticantes do enduro a pé estiveram, nesse domingo, na 4ª etapa do Circuito Pró-Cuesta de trekking.

Caminhantes de várias cidades do Estado completaram a prova que teve duração aproximada de três horas e meia no Bairro de Santo Antônio de Sorocaba.

O percurso com um misto de trilhas de terra batida, plantação de eucalipto, riachos e áreas próximas de morro surpreendeu quem não esperava por tanta “beleza verde”.

Para o bombeiro Claudenir Celestino, atleta de Iron Man que tem 10 horas de prova para esportistas de alto nível com corrida, ciclismo e natação, o trekking é fácil fisicamente.

Mas ele salienta que a prova exige um pouco de quem não é atleta de disposição para caminhar. "É preciso um pouco de resistência na caminhada, mas todo o público pode fazer", cita.

Ele que estava na Equipe Botucatumaster, que estreou no trekking considera que o esporte necessita interpretação de uma planilha e bússola para descobrir o caminho exato da trilha.

"O que chama a atenção também nesse tipo de prova é o contato com a natureza, pois é um ambiente muito bonito e pela estrutura do local dá para trazer a família", disse ele que levou a filha Helena de um ano e sete meses, que desfrutou da estrutura do local com a mãe.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.

Várias equipes do Estado participam do enduro a pé
Botucatu contou com várias equipes de cidades do Estado. Uma delas foi a Bears Hug de São Bernardo do Campo. A gente já havia feito trilha, mas nunca com navegação. “Chamou muito a atenção nossa toda a infrestrutura da prova, com equipes de apoio e que teve toda a paciência e bom humor. Essas coisas não podem faltar", disse o analista da informação, Gustavo Krause Campos (37), que participou com outros amigos.

Ele disse que acabou conhecendo um pouco da Cidade. "Botucatu tem muita coisa que a gente não conhecia. Chegamos, ficamos na casa de amigos e conhecemos a Cidade", salienta.

O grupo soube do trekking através de uma divulgação em uma rádio de São Paulo e resolveu se inscrever no site do Pró-Cuesta.

O trekking tem apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Esporte e subsecretaria de Turismo, Marcenaria Arena, Revista Botucatu Especial, Estamparia Pokoloco e Unifac.

A próxima prova será no dia 11 de setembro.

RESULTADO DA PROVA – 4 ETAPA DO CIRCUITO PRÓ-CUESTA

CATEGORIA GRADUADOS
1º Bons Ares
2º Pé Duro
3º Saci Vidativa

CATEGORIA TREKKERS (INICIANTES)
1º Pegada
2º Caminhantes Sem Limites
3º Los Rubios

Presidente da Federação Paulista acompanha a prova
Paulo Nelson Tonelo, presidente da Federação Paulista de Enduro e Pé e Trekking (Fepep), esteve em Botucatu acompanhando a 4ª etapa em Botucatu.

Segundo ele, hoje no Estado existem entre 3 e 4 mil praticantes em um esporte que está em desenvolvimento, mas necessita de mais investimentos.

"Esse é o número de praticantes e pessoas que já conhecem o trekking. No Brasil nós temos o dobro disso, entre 6 e 8 mil praticantes", comenta.

Ele diz que é um esporte muito estimulante pelo ambiente, estrutura ao praticante, apoio ao local (dono da terra) onde é realizado, entre outros quesitos.

"Algumas pessoas usam esse esporte para sair do estresse e é um tipo de esporte que você se diverte, conhece pessoas e existem equipes até formadas por avô, o filho e o neto", cita.

"Não é um esporte atenuante como de atleta de alto nível, mas algo para caminhar, conviver, estar em grupo e em contato com a natureza".

0 comentários: