Ricardo

Ricardo

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Festival de Judô resgata caráter social


Mais de 500 judocas de Botucatu e de outras cidades da região compareceram ao Ginásio I da Associação Atlética Ferroviária (AAF) no último domingo, 14, para o 4º Festival de Judô promovido pela Associação de Judô Mata Sugizaki, o primeiro intitulado “Dr. Fernando Marins”. Destes atletas, pelo menos 70% são de projetos sociais mantidos pela AJMS em Botucatu.
Mais do que vencer ou perder, o evento esportivo serviu para resgatar a cidadania destes jovens atletas, que grande mora em bairros carentes, e em outras circunstâncias, não teriam condições de praticar o judô.
A alegria dos jovens atletas e dos profissionais que acompanham de perto os projetos sociais faz com que o presidente da Associação Mata Sugizaki, Mateus Sugizaki, acredite na consolidação deste Festival no calendário esportivo botucatuense. “Quando conseguimos juntar 500 jovens, que na sua maioria são de projetos sociais, isso é mais estimulante. Queremos transformar este evento em algo de nível até estadual, juntando outros projetos sociais”, salienta.
O empresário Fernando Marins, que dá nome ao Festival e foi responsável pela realização de inúmeros torneios de judô em Botucatu na década de 80, não tem dúvida que o trabalho realizado pela Mata Sugizaki, a médio prazo, só tem a trazer benefícios a estes jovens judocas. “Eu acredito muito que o judô possa trazer uma mudança para estes jovens carentes, mostrando que, caso se dediquem, pode haver uma mudança na conduta e no caráter”, diz.
A Associação de Judô Mata Sugizaki tem atuado junto a instituições assistenciais de Botucatu desde 1997, através de ações esportivas e educacionais, que visam dar oportunidade às crianças e adolescentes de conhecer o judô e, através dele, desenvolver os benefícios que o esporte prega, como disciplina e valores morais. Atualmente, a Associação de Judô Mata Sugizaki reúne quase 400 jovens, a maioria proveniente de bairros carentes de Botucatu, em sete projetos sociais: Escolinha da Secretaria Municipal de Esportes (no Ginásio Municipal de Esporte); Projeto Cecap; Sesi; Fundação “CASA”; Cras Leste – Centro de Referência de Assistência Social – no Jardim Brasil; Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros”; e Obra Madre Marina Videmari, na Vila Real.
O festival de Judô “Dr. Fernando Marins” contou com o apoio da Associação Atlética Ferroviária, Green Garden, Sesi, Diário da Serra, Resiplan, Igral, Botica Oficinal, Prefeitura de Botucatu, Unimed e Sabesp. As duas últimas forneceram, respectivamente, atendimento médico e distribuição de água, suco e mini-lanches aos participantes.

1 comentários:

Anônimo disse...

é mto bom q esses eventos continuem acontecendo...
*--*

10 de agosto de 2010 às 08:45