VAMOS FALAR DE ESPORTES

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Ex-atleta do Botucatu Futebol Feminino garante medalha em Paris

Catia Oliveira integrou o futebol feminino de Botucatu
A mesatenista Catia Oliveira, que atualmente reside em Bauru, garantiu nesta quinta-feira (29), a primeira medalha para o Brasil nos Jogos Paralimpicos, que estão sendo disputados em Paris. A atleta, junto com Joyce Oliveira, venceram a dupla do Egito nas quartas-de-finais e estão garantidas nas semi-finais. Caso não cheguem as finais, as brasileiras ficarão com a medalha de bronze, pois náo existe disputa do terceiro lugar na competição no Tënis de Mesa.

Catia Oliveira fez parte do antigo Botucatu Futebol Feminino, quando em 2007, sofreu um acidente de carro tendo que deixar a modalidade. Após sofrer um acidente de carro e perder o movimento das pernas em 2007, ela precisou trocar de modalidade sem perder seu amor pelo esporte e pelas competições. Começou a jogar tênis de mesa em 2013 e conseguiu um lugar na Seleção Brasileira para participar dos Jogos Parapan-Americanos de 2015.

Ela ganhou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de 2015 e foi convocada para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil.

Em outubro de 2018, Cátia fez história sendo a primeira jogadora brasileira a chegar a uma final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico na Eslovênia onde conquistou a medalha de prata.

Nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020, ocorridos em Tóquio em agosto e setembro de 2021, disputou na modalidade individual. Derrotou a finlandesa Aino Tapola por 3 sets a 1. Perdeu a semi-final em disputa com a coreana Seo Su Yeon, que venceu por 3 sets a 1. Assim, Cátia conquistou a medalha de bronze, já que nesta competição não há disputa de terceiro lugar.

2022-2023

Em novembro de 2022, participou do Mundial da Espanha. Na modalidade individual, perdeu a semi-final para a italiana Giada Rossi, por 3 sets a 2, e conquistou a medalha de bronze. Na modalidade de duplas feminina, classe WD5, disputou junto com Marliane Santos e conquistaram o bronze.

Em março e abril de 2023, participou da competição TMB Platinum – Ciclo I de tênis de mesa, ocorrida em São Paulo, e conquistou a medalha de ouro. Meses depois, em agosto de 2023, foi disputar na Tailândia, onde fez dupla novamente com Marliane, e juntas conquistaram a medalha de ouro.

0 comentários: