Escocês, Dean Wilson, estreia com vitória no Arena Cross em Jundiaí
(Tiago Lopes / Arena Cross)
Foram seis mil pessoas empolgadas lotando as arquibancadas de uma grandiosa estrutura montada ao lado do Paço Municipal da cidade e o resultado disso foi mais uma grande ação social que arrecadou milhares de litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade, motivo de comemoração do prefeito Luíz Fernando Machado. “Um evento que mais uma vez enriquece a nossa cidade. É um orgulho imenso para Jundiaí receber o Arena Cross que, além de fomentar de maneira muito substancial nossa economia, ainda nos presenteia com essa grande ação social e nos coloca na rota dos principais eventos esportivos do Brasil”, analisou.
O saldo da noite viu a estreia do piloto escocês Dean Wilson (Honda Racing Brasil) que apresentou um cartão de visitas para deixar qualquer um impressionado. Foram três disputas e três vitórias levando a melhor nas duas baterias da categoria PRO e no Duelo 1x1. Com os 42 pontos conquistados ele se coloca definitivamente na disputa pelas primeiras posições do campeonato e deixa muita coisa em aberto para a última etapa em São Paulo-SP. Completaram o pódio o brasileiro Lucas Dunka (KTM Privado), o norte-americano e líder do campeonato, Ryan Breece (595 Racing/Yamaha), o português Hugo Basaula (595 Racing/Yamaha) e o estoniano, Harry Kullas (KTM / PRO Tork) na quinta colocação.
O evento agora já começa a se preparar para a grande final que desembarca na capital paulista para um verdadeiro espetáculo no Parque Villa Lobos no dia 10 de agosto.
Duelo 1x1
Um duelo europeu abriu a noite de disputas do Arena Cross em Jundiaí. De um lado o escocês e estreante, Dean Wilson e de outro o português, Hugo Basaula, que foram os dois primeiros no treino classificatório. Depois de tomar a ponta logo na primeira curva, Dean Wilson dominou as duas voltas do duelo, vencendo a disputa e garantindo os dois primeiros pontos da noite. Segundo colocado, Hugo garantiu um ponto na disputa.
50cc
Sempre destaque absoluto do evento, a categoria 50cc deixa o público presente encantado com o talento dos pequenos de até 10 anos de idade, mas na pista, a disputa é levada a sério. Destaque no treino, Pietro Fraga liderou de ponta a ponta, abrindo boa vantagem para o segundo colocado. Com tranquilidade, ele venceu sua segunda prova na temporada e se garantiu como amplo favorito ao título. O pódio teve ainda Benjamin Sagae e Vitor Brito na segunda e terceira colocações respectivamente.
65cc
Mais um grande duelo na noite de Jundiaí. Na disputa da 60cc foi a vez de Lorenzo Ricken mostrar porque é o favorito ao título. Com mais uma grande prova, e depois de uma excelente largada, bastou administrar sua vantagem. Soberano, colocou mais de uma sobre Zion Berchtold, que acabou na segunda colocação. No final, Guilherme Buozi foi o terceiro colocado. Com a nova vitória, ele soma agora 40 pontos e é líder absoluto da categoria.
AX2
Mais um europeu em destaque em uma prova histórica na categoria mais promissora do Arena Cross. A AX2 teve uma noite incrível, com diversos pilotos na disputa pela vitória do começo ao fim. O líder do campeonato, Bernardo Tiburcio, sofreu uma queda logo na primeira curva e não conseguiu se manter na disputa. Caminho livre para o espanhol Eric Tomas que aos poucos foi abrindo vantagem na liderança da prova, se manteve concentrado até receber a bandeira quadriculada. A segunda colocação ficou com Guilherme Bresolin, seguido por Marcelo Leodorico. Com os resultados da noite, a categoria segue completamente aberta para a última etapa.
1ª PRO
Uma bateria de tirar o fôlego, decidida literalmente nos últimos segundos. O escocês Dean Wilson (Honda Racing Brasil) levantou a arquibancada ao ultrapassar o norte-americano Ryan Breece (595 Racing/Yamaha), na última volta da prova, depois de ocupar a 10ª posição no começo da disputa. Breece liderou o evento de ponta a ponta enquanto Wilson e Lucas Dunka (KTM Privado) duelavam pelas posições seguintes. Quando a vitória se encaminhava para Breece, o estreante do Arena Cross mostrou a que veio, tirou a vantagem, fez uma linda ultrapassagem e conquistou sua primeira vitória na noite. Breece, Dunka, Hector Assunção (JP Racing) e Hugo Basaula (595 Racing/Yamaha) completaram os cinco primeiros.
2ª PRO
Mais uma grande prova e a confirmação de que o escocês Dean Wilson estreou no Arena Cross Brasil decidido a ser campeão e a confirmação disso veio com sua terceira vitória na noite deste sábado. Líder da primeira à última curva, o europeu controlou a prova e não se viu ameaçado em nenhum momento em nenhum momento por Lucas Dunka, segundo colocado, mas que chegou 16 segundos atrás do vencedor da noite. A terceira colocação ficou com o piloto da Estônia, Harry Kullas.
Campeonato
Categoria PRO
1º - Ryan Breece #200 – 70 pontos
2º - Lucas Dunka #34 – 56 pontos
3º - Hector Assunção #30 – 49 pontos
4º - Hugo Basaula #747 – 46 pontos
5º - Dean Wilson #15 – 42 pontos
Categoria AX2
1º - Eric Tomas #848 – 35 pontos
2º - Bernardo Tiburcio #3 – 30 pontos
3º - Henrique Henicka #202 – 25 pontos
4º - Marcelo Leodorico #44 – 25 pontos
5º - Leonardo Cassarotti #99 – 24 pontos
Categoria 65cc
1º - Lorenzo Ricken #16 – 40 pontos
2º - Guilherme Buozi #247 – 32 pontos
3º - João Barbosa #23 – 26 pontos
4º - Jonas Piffer #7 – 25 pontos
5º - Zion Berchtold #1 – 17 pontos
Categoria 50cc
1º - Pietro Fraga #152 – 40 pontos
2º - Vitor Brito #30 – 32 pontos
3º - Benjamin Sagae #4 – 30 pontos
4º - Juarez Neto #20 – 19 pontos
5º - Fernando Endo #333 – 19 pontos
Calendário Arena Cross 2024
3ª etapa – 10 de agosto – São Paulo (SP)
O Arena Cross 2024 tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Esportes, da Monster, Honda, Pro Honda e Sportbay, copatrocínio da Yamaha, KTM, Kawasaki, Husqvarna, Circuit e Michelin.
O apoio é da Prefeitura de Jundiaí, Revista Dirt Action, Show Radical e Moto Channel Brasil. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A realização é da Romagnolli Promoções e Eventos e da Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).
0 comentários:
Postar um comentário