VAMOS FALAR DE ESPORTES

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

terça-feira, 19 de abril de 2022

Botucatuenses garantem titulos Paulista de XCO

Larissa foi a terceria colocada na Elite Feminina

 Botucatuenses participaram no final de semana, em Araçoiaba da Serra, do Campeonato Paulista de MTB XCC/XCO de 2022, A competição ainda foi válida pela segunda e pela terceira etapas do Ranking Paulista 2022. Como aconteceu no ano passado, os títulos do estadual foram conhecidos em etapa única, tornando a participação no evento ainda mais importante.

A prova de XCO foi realizada em um circuito de 4,6 km/volta de extensão, enquanto para o XCC foi de 1,5 km/volta. O evento, uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, foi aberto a todos os ciclistas, federados ou não, divididos em 31 categorias para o XCO e seis para o XCC.

O XCC possui provas rápidas, porém de alta intensidade. É disputado em grupo, onde os ciclistas largam juntos e em circuitos curtos, de até no máximo 2 km, o percurso pode contar com obstáculos naturais e/ou artificiais. Desse modo, em média, as baterias podem durar até meia hora e com seis a oito voltas. Trata-se de uma disputa dinâmica, com muitas fugas e perseguições, onde melhor sempre fica reservado para a volta final. Além disso, o XCC serve de prova classificatória para a posição de largada do XCO, o que torna a disputa bastante emocionante.

Guilherme Matos vice-campeão em sua categoria
Ricardo José campeão paulista em sua categoria

Ja o Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) possui o circuito variado e mais longo, em comparação a XCC, com distância de 4 a 10 quilômetros. A categoria possui maior dificuldade, e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bom resultados. Além disso, é uma prova de estratégia, em que um pequeno erro ou um ataque na hora errada podem definir o campeão. O percurso é geralmente formado por caminhos rochosos, obstáculos, descidas técnicas e até rampas, dependendo da competição.

Os atletas botucatuenses Ricardo José e Luiza Silveira, garantiram o titulo paulista, enquanto Guilherme Matos ficou com o vice-campeonato e Larissa Brasa garantiu o terceiro lugar no Paulista.

Na categoria Elite Feminina, a ciclista Larissa Brasa garantiu o terceiro lugar na prova, com o tempo de 1 hora e 34 minutos. Já Luiza Silveira competiu na categoria Junior Feminine e conquistou o titulo paulista da temporada em sua categoria. Quem também garantiu o titulo paulista foi Ricardo José, campeão na categoria Iniciante Open Masculino. Por fim,Guilherme Matos ficou em segundo lugar na categoria Junior Masculino.

0 comentários: