Judoca do SESI/SP é campeã do Troféu Brasil de Judô
(Foto: Anderson Neves/CBJ)
O Sesi Judô foi destaque no CBI Troféu Brasil e no Grand Prix Nacional de Judô, realizados entre os dias 7 e 9 de novembro, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Com uma delegação de 35 atletas da equipe de Desempenho, sediada em Botucatu, o time paulista mostrou força, técnica e união ao conquistar quatro medalhas no Troféu Brasil, sendo uma de ouro e três de bronze, além da quinta colocação na disputa por equipes mistas no Gran Prix.
O brilho do fim de semana ficou com Maria Paula Guilherme, campeã da categoria até 70kg. Aos 21 anos, a judoca viveu uma das emoções mais intensas da carreira ao subir no lugar mais alto do pódio e ouvir o próprio nome ecoar como campeã nacional. “Ter sido campeã do Troféu Brasil foi um momento mágico, de muita felicidade e gratidão. Foi incrível perceber que todo o trabalho que vem sendo feito no Sesi-SP foi recompensado e que estou no caminho certo”, contou a atleta, que participou do seu primeiro Troféu Brasil em 2022, conquistando o terceiro lugar.
A trajetória até o ouro foi marcada por domínio técnico e concentração absoluta. Maria Paula venceu suas cinco lutas, três delas por ippon, que no judô representa o “golpe perfeito”, quando o atleta executa uma técnica com precisão, força e controle suficientes para projetar o adversário de costas no solo, encerrando a luta imediatamente.
Natural de Goiânia (GO), Maria Paula é filha de pais judocas e começou no esporte aos 9 anos, junto da irmã Maria Fernanda. O que começou como uma brincadeira de férias virou paixão e, hoje, é profissão. Desde que chegou ao Sesi-SP, em 2019, a atleta vem se desenvolvendo com acompanhamento técnico, físico, nutricional e psicológico. “É uma oportunidade incrível de crescer dentro do esporte e continuar evoluindo em uma estrutura que apoia muito os atletas. Hoje, o judô é a minha vida”, afirma.
Além do ouro de Maria Paula, o Sesi Judô também celebrou os bronzes de Marcela Shimada (52kg), Luana Carvalho (70kg) e William Souza (100kg), todos integrantes da equipe de Desempenho. No Grand Prix Nacional, o time encerrou a competição entre os cinco melhores do país, após vitórias expressivas e lutas equilibradas contra grandes adversários do judô no país.
Para o técnico Alexandre Lee, os resultados refletem o comprometimento do grupo e a consistência do trabalho realizado ao longo do ano. “Nosso foco é o desenvolvimento contínuo dos atletas, que competem em diferentes categorias e níveis. Cada competição traz aprendizados e fortalece o caminho de evolução. É um processo contínuo e ver o desempenho da equipe neste Troféu Brasil é uma grande recompensa para todos nós”, destaca.
Entre os destaques, o bronze de William Souza, na categoria até 100kg, foi conquistado em uma luta decidida em poucos segundos. No judô, a busca pelo ippon exige alto nível de concentração, e qualquer deslize pode definir o resultado. “O William conseguiu manter o foco e aplicar a técnica com firmeza. Esse tipo de combate rápido é comum na modalidade e mostra o quanto o judô é dinâmico e imprevisível”, explica Lee.
O ouro de Maria Paula também tem um peso especial para o futuro. Segundo Victor Soares Leopoldo, coordenador de Desenvolvimento do Esporte do Sesi-SP, o Troféu Brasil é um dos principais caminhos para o alto rendimento. “Essa é a principal competição nacional da classe sênior. Os campeões passam a integrar a seleção brasileira e recebem investimentos da CBJ para disputar torneios internacionais. É um passo importante rumo ao ciclo olímpico, que é o nosso grande objetivo”.


0 comentários:
Postar um comentário