Equipe de natação Botumaster realiza doação de sangue ao Hemocentro de Botucatu
Esporte é saúde. A velha máxima foi vivenciada na noite de quarta-feira, 8 de junho, quando atletas da equipe Botumaster de natação realizaram doação de sangue ao Hemocentro de Botucatu/ Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB). Foram coletadas, ao todo, doze bolsas de sangue, que integraram a campanha “Doe Sangue por Esporte”, idealizada pela agremiação esportiva.
Além do espírito esportivo, muitos dos atletas mostraram-se sensibilizados em poder ajudar o próximo, conforme ressalta a treinadora da equipe, Carla Arruda, que avaliou a iniciativa como positiva e serve de exemplo a outros esportistas. “Esperamos que essas doações se tornem uma rotina em nossa equipe”, salientou.
Para a assistente social do Hemocentro, Aparecida Donizete Franco, a colaboração dos nadadores se torna exemplo para amenizar o problema de falta de doadores nas épocas de menor captação, como os meses de inverno e férias escolares, por exemplo. “Além da prática esportiva, o ato de doar sangue também é um fator que melhora a qualidade de vida e tem seu cunho social”, declarou.
Ela explica ainda que o Hemocentro está aberto a parcerias e que mantém horários especiais para grupos de empresas, igrejas e congregações religiosas, escolas ou faculdades, entre outros. É necessário o número mínimo de vinte pessoas para a doação.
Período de inverno reduz número de doações
As doações de sangue, de todos os tipos, têm queda nos meses mais frios do ano. A constatação, segundo Aparecida, é reflexo das doenças típicas do período como gripes e resfriados. Como algumas dessas enfermidades necessitam da ingestão de alguns medicamentos, impedem que a pessoa se torne doadora. “Se a pessoa tomar antiinflamatório, só pode voltar a doar sangue após quinze dias”, ressalta Aparecida.
Atualmente, o Banco de Sangue do HCFMB necessita de todos os tipos de sangue, com urgência em O positivo e O negativo. Para O +, há no estoque 100 bolsas, sendo que o necessário seria 200. Há 20 bolsas disponíveis do tipo O negativo, mas o ideal estimado pelo Hemocentro seria de 50.
Como ser doador de sangue
Os interessados em fazer doação de sangue devem se dirigir até o Hemocentro do HC de Botucatu, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e também aos sábados, das 7 às 13 horas.
A doação de sangue é voluntária e pode salvar vidas. A pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador também deve manter-se alimentado e apresentar documento original de identidade, com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou é portador de hepatite B, hepatite C ou Aids. Os homens podem fazer doações trimestrais e as mulheres num período de quatro em quatro meses.
Foto: Flavio Fogueiral
0 comentários:
Postar um comentário