VAMOS FALAR DE ESPORTES

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

sábado, 15 de março de 2025

ederação Paulista de Judô Realiza a 1ª Copa de Judô para Mulheres

No mês em que se celebra a luta pelos direitos das mulheres, a Federação Paulista de Judô promoveu a 1ª Copa de Judô para Elas, um evento inédito que ocorreu na manhã deste sábado no Centro de Excelência de Handebol de São Bernardo do Campo. Com a participação de 258 mulheres, competindo nas categorias Sub 9 a Veteranos, a competição representou um marco importante na história do judô feminino paulista.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Twila Barroso, uma das idealizadoras do evento, que enfatizou a importância de uma competição desse porte. "Hoje, o judô feminino paulista vive um dia histórico. Há mais de 10 anos lutamos para que um campeonato como este se tornasse realidade", declarou Twila, destacando também as contribuições de Soraia André, a primeira atleta brasileira a competir em uma Olimpíada, e Marilaine Ferranti, a primeira árbitra internacional brasileira.
Soraia André, presente no evento, aproveitou para divulgar a Comissão de Mulheres, recentemente recriada sob a gestão de Henrique Guimarães. A ex-atleta Anne Sturn, secretária da Comissão, ressaltou a importância de iniciativas voltadas exclusivamente para mulheres: "Temos grandes dificuldades para trazer as meninas para o tatame, e, quando conseguimos, muitas vezes não conseguimos mantê-las. Quando colocamos as mulheres no tatame, vemos o poder, o talento e o sucesso que isso gera. Espero que o evento cresça e que a cada ano seja maior", afirmou Sturn.
O vice-presidente da Federação Paulista de Judô, Hatiro Ogawa, expressou seu agradecimento, em nome do presidente Henrique Guimarães, a todas as mulheres que contribuem para o crescimento do judô paulista, reforçando o compromisso da instituição em promover eventos que valorizem as atletas.
Marilaine Ferranti, coordenadora de arbitragem e presidente da Comissão de Mulheres, destacou a relevância do evento e a necessidade de iniciativas que incentivem a participação feminina no esporte. Entre os destaques presentes estavam as ex-judocas Gabriela Garcia e Vânia Ichi, além de Ana Paula Aquino e Thais Sayuri, coordenadora de oficial técnica, e Rogeria Cozendey, coordenadora de Veteranos.
Com um clima de celebração e empoderamento, a 1ª Copa de Judô para Elas promete ser o início de uma nova era para o judô feminino paulista, inspirando futuras gerações de atletas.

0 comentários: