VAMOS FALAR DE ESPORTES

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Campanha quer mobilizar torcidas para doação de sangue para Hemocentro de Botucatu

Não importa se você torce pelo São Paulo, Palmeiras, Santos ou Corinthians. Ou até mesmo se não tem time de coração. Seu sangue é muito bem-vindo na campanha “Doando Sangue pelo Seu Time”, que a Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AAACHSA) e o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP (HCFMB) realizam até 30 de novembro.

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha pretende reunir torcedores de diversos clubes para reverter a escassez de doadores de sangue ao Hemocentro. A iniciativa foi inspirada no projeto “Sangue Corintiano”, que em março desse ano mobilizou simpatizantes da agremiação em prol do Hemocentro.

As doações ocorrerão de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e aos sábados das 7 às 13 horas. Torcidas organizadas poderão agendar a captação caso o número de participantes seja superior a 30 pessoas.

Os organizadores esperam, com a iniciativa, dar suporte ao estoque de todos os tipos sanguíneos do Hemocentro, que atende a 31 municípios da região de Botucatu. “Embora o serviço esteja apto a receber 130 doadores num único dia, diariamente são captadas menos de 50 bolsas de sangue. Isso é insuficiente para atender a demanda de 60 bolsas ao dia”, ressalta Aparecida Donizete Franco, assistente social do Hemocentro de Botucatu.

A quantidade de bolsas também se torna insignificativa em períodos específicos do ano. Por isso, a “Campanha Dando Sangue pelo Seu Time” pretende estimular o hábito de ser doador. “A manutenção dos estoques de sangue torna-se ainda mais comprometida nos períodos críticos como férias escolares, carnaval, inverno e festas de final de ano”, ressalta Haydée Sayuri Hirai, coordenadora da mobilização.

Com quase 200 milhões de habitantes, o Brasil tem apenas 1,9% da população como doadora de sangue. Anualmente são coletadas 3,5 milhões de bolsas, sendo que a quantidade necessária estimada é de 5,7 milhões. Estudos mostram que se cada pessoa realizasse doação de sangue duas vezes ao ano, os estoques desse componente em hospitais e unidades de saúde seriam suficientes para suprir essa carência.

Interessados em colaborar com a campanha podem procurar o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP, no campus de Rubião Júnior. Contatos podem ser feitos pelo telefone (14) 3811-6041 ou pelo e-mail doesangue@fmb.unesp.br.

0 comentários: