VAMOS FALAR DE ESPORTES

Adquira o livro

Adquira o livro
Valor R$ 30,00 - Informações nceara@hotmail.com

Peça já o Livro

Peça já o Livro

Botucatuenses garantem medalhas em competição internacional






Atletas de Botucatu participaram no final de semana, do primeiro Campeonato Ibero Americano de Atletismo, realizado em Lima no Peru. A competição reuniu 15 paises das américas e da europa, entre eles Espanha, México, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela. A delegação brasileira, formada por 56 integrantes, escreveu seu nome na história ao conquistar o título de Campeã Geral do Ibero-Americano, somando 241 pontos e encerrando a competição com 26 medalhas.

Destaque para os atletas Sara Custodio, medalha de bronze na prova do Lançamento do Dardo, mostrando talento e consistência entre as melhores atletas da competição.

O velocista Jean Augusto Castro brilhou de forma impressionante: conquistou o bronze nos 100 metros rasos, foi medalha de prata no revezamento 4x100 misto — novidade olímpica que estreará em Los Angeles 2028 Summer Olympics — e ainda ajudou o Brasil a conquistar o ouro no revezamento 4x100 masculino.

Ao lado deles, o treinador botucatuense Mario Augusto Vasques integrou a comissão brasileira e participou diretamente dessa campanha histórica que colocou o Brasil no topo do atletismo ibero-americano.

Campeonato Paulista de Atletismo

Botucatu também participou no final de semana, em São Paulo, do Campeonato Paulista Adulto de Atletismo, principal competição estadual da modalidade, reunindo atletas de elite e grandes clubes do estado mais competitivo do país.

Nossa cidade mais uma vez mostrou sua força e garantiu resultados expressivos. A equipe feminina do revezamento 4x100 metros, com as atletas Julia Gabrielly, Camila Chiarinelli, Nicolle Rodrigues e Kamilly Castilho, mostrando qualidade técnica, trabalho coletivo e o crescimento de uma geração extremamente promissora garantiu a medalha de prata na competição.

No revezamento 4x100 masculino, com os atletas Andre Santos ,Marco Piva,Lucas Bernardo e Paulo Ramal, Botucatu também garantiu a medalha de prata.

O campeonato Paulista foi realizado entre os dias 19 e 21 de junho no Centro Olimpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, reunindo 715 atletas de várias equipes do Estado.

Botucatu também conseguiu bons resultados com os atletas Paulinho Ramal (5º colocado nos 200m), Lucas Bernardo (10º nos 200m em prova com mais de 80 atletas), André Santos (9º colocado nos 400m), Marco Piva (12º colocado nos 400m) e Nicolle Rodrigues (10ª colocada nos 400m com barreiras).

“São resultados que mostram a força da juventude, o impacto social do esporte e a importância de acreditar em projetos que transformam talento em oportunidade”, comentou o professor Mário Vazques, técnico do INCAS Instituto Suman.

Continue...

Botucatu vai em busca do tri-campeonato dos Jogos Regionais em Lençóis Paulista

Entre os dias 3 e 13 de julho Botucatu participa de mais uma edição dos Jogos Regionais 2026. A competição vai reunir diversos municípios e será realizada mais uma vez em Lençóis Paulista.

Botucatu tenta neste ano, o tri-campeonato consecutivo após as conquistas em 2024 quando abrigou a competição e em 2025 em Lins.

Na modalidade de Badmington feminino, Botucatu terá pela frente as equipes de Agudos, Arealva, Bauru e Piracicaba. No masculino, Arealva e Agudos.

No Basquete 3x3 feminino, Botucatu encara Bauru, Lençóis Paulista e Piracicaba. No masculino, joga contra Bauru, Lençois Paulista e Pederneiras.

No Basquete Masculino, Botucatu enfrenta Lins e Igaraçu do Tietê. No feminino, não houve equipe inscrita, apenas a cidade de Botucatu.

Na modalidade de Biribol Masculino, São Carlos e Promissão.  Na Bocha, Botucatu encara Agudos, Promissão e São Manuel.

No Futebol Feminino, Botucatu joga contra Bauru, Pederneiras e Piracicaba. E no Masculino, Bauru e Areiopolis.

No Futsal Feminino Botucatu terá pela frente Jau e Itatinga e no masculino, Mineiros do Tietê, Duartina e São Carlos.

No Handebol feminino Botucatu enfrenta Jau e Barra Bonita e no masculino, Promissão, Mineiros do Tietê e Agudos.

Na modalidade de Malha, Botucatu terá pela frente Piracicaba, Igaraçu do Tietê e Pirassununga.

No Tênis de Mesa Feminino, Botucatu enfrenta Promissão e São Pedro e no masculino, Descalvado, Itapui e Pirassununga.

No Tênis Feminino, Botucatu espera o vencedor do jogo entre São Manuel e São Pedro. No masculino, enfrenta São Pedro.

No voleibol feminino, Botucatu joga contra Piratininga e Borebi. No masculino, São Carlos e Bariri.

No vôlei de praia feminino, Botucatu encara Promissão, Cafelandia e Bofete. No masculino, Lençóis Paulista, Bofete e Pederneiras.

Botucatu vai competir ainda nas modalidades de Atletismo, Damas, Natação, Karatê, Judô, Taekwondo, Capoeira, Ciclismo, Ginastica Ritmica e Ginastica Artistica e Xadrez.

Continue...

Arena Cross chega a Jundiaí com campeonato em aberto e disputas que podem definir o rumo da temporada 2026

Arena Cross chega a Jundiaí com campeonato em aberto
(Divulgação)
Após uma abertura histórica em Indaiatuba, marcada por arquibancadas lotadas, disputas de alto nível e um verdadeiro encontro internacional do motocross, o Arena Cross Brasil 2026 desembarca em Jundiaí para uma etapa que pode se tornar decisiva na corrida pelos títulos da temporada.

No próximo dia 27 de junho, a cidade recebe a segunda das quatro etapas previstas para o campeonato. Em um calendário curto, cada ponto conquistado ganha peso ainda maior, transformando a prova de Jundiaí em um momento estratégico para pilotos e equipes. Quem conseguir abrir vantagem agora chegará às etapas finais em posição privilegiada. Da mesma forma, os adversários sabem que este é o momento ideal para equilibrar as forças e impedir que um concorrente assuma o controle da disputa.

A estrutura será novamente montada na Avenida Alexandre Ludke, ao lado do Paço Municipal, palco que se consolidou como uma das principais casas do Arena Cross nos últimos anos. O município se tornou uma referência dentro do calendário da competição, recebendo algumas das corridas mais emocionantes da história recente do campeonato.

A temporada 2026 começou mostrando toda a força internacional do Arena Cross. A etapa de abertura reuniu pilotos de sete países — Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha, França e Argentina — confirmando o campeonato como um dos mais importantes do motocross latino-americano.

O grid da categoria PRO reúne alguns dos principais nomes da modalidade no cenário mundial. Entre eles estão o britânico Dean Wilson, atual campeão do Arena Cross; o norte-americano Kyle Peters, pentacampeão do AMA Arenacross; o francês Greg Aranda, referência do supercross europeu; o português Paulo Alberto, recordista de títulos da competição; além do espanhol Joan Cros e do argentino Tomas Matkovich.

Do lado brasileiro, a disputa ganha ainda mais força com nomes como Enzo Lopes, destaque internacional da Honda Racing; Hector Assunção, um dos maiores vencedores da história do campeonato; Lucas Dunka; Gustavo Pessoa; Guilherme Bresolin; Caio Lopes e Vitor Borba, entre outros pilotos que formam um dos grids mais qualificados das últimas temporadas.

A etapa de abertura deixou claro que a luta pelo título promete ser intensa. Enzo Lopes saiu de Indaiatuba na liderança da categoria PRO após conquistar a Superpole, garantir pontos extras e somar resultados consistentes nas duas baterias da noite. O piloto venceu a corrida principal e levou a melhor no primeiro capítulo de uma rivalidade que já movimenta o campeonato.

Do outro lado está Dean Wilson, atual campeão da categoria, que mais uma vez mostrou velocidade e capacidade de disputar vitórias. O reencontro entre os dois protagonistas da temporada passada foi apenas uma prévia do que o público deve acompanhar ao longo do ano.

Nas demais categorias, a primeira etapa também apresentou fortes candidatos aos títulos. Na AX2, Gabi Andrigo dominou a disputa e assumiu a condição de piloto a ser batido. Já nas categorias de base, Lorenzo Ricken venceu na 65cc, enquanto o chileno Tomas Aguila entrou para a história ao se tornar o primeiro piloto do Chile a vencer uma prova da categoria 50cc no Arena Cross.

Etapa pode ser decisiva

A importância da etapa ganha contornos ainda maiores por conta do formato especial adotado para a categoria PRO. Em Jundiaí, os principais pilotos do campeonato disputarão a Triple Crown, sistema que prevê três corridas na mesma noite, todas valendo pontuação completa para o campeonato.

Cada bateria terá duração de oito minutos, exigindo intensidade máxima dos competidores do início ao fim. Com menos tempo para recuperação e margem reduzida para erros, o formato costuma proporcionar disputas mais agressivas e imprevisíveis. Para quem está na luta pelo título, serão três oportunidades de ampliar a pontuação. Para os adversários, três chances de reduzir diferenças e mudar completamente o cenário da classificação.

Em um campeonato com apenas quatro etapas, a Triple Crown transforma Jundiaí em um dos momentos mais importantes da temporada. Uma única noite poderá representar uma mudança significativa na disputa pelo título, aumentando ainda mais a expectativa para os confrontos entre os principais nomes do motocross internacional e brasileiro.

SERVIÇO

Arena Cross Brasil 2026 – 2ª etapa
Data: 27 de junho (sábado)
Local: Avenida Alexandre Ludke, s/n
(ao lado do Paço Municipal)
Cidade: Jundiaí/SP
Troca de ingressos a partir de 09 de junho
Ingressos mediante doação de 2kg de arroz ou feijão

O Arena Cross Brasil 2026 conta com o patrocínio da Monster Energy, Honda, Pro Honda e Sportbay; copatrocínio de Yamaha, Kawasaki, Pirelli e Motul; apoio da Prefeitura de Jundiaí,  Mila Moto, Revista Dirt Action, Show Radical e Moto Channel Brasil. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), com realização da Romagnolli Promoções e Eventos e da Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).

Continue...

Jovens mostram a força do esporte e transformam sonhos em realidade


Hoje é um dia de muito orgulho para Botucatu e para todos que acreditam no poder transformador do esporte. Três botucatuenses já estão em Lima, no Peru, representando o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo Sub-20 2026, uma das principais competições internacionais da categoria.

A delegação é formada pelo treinador Mario Augusto Vasques, pela atleta Sara Custódio de Almeida, no lançamento do dardo, e pelo velocista Jean Augusto da Silva Castro.

Mais do que uma viagem internacional, essa conquista representa anos de dedicação e um trabalho de formação construído desde a base através do Instituto Cultural Atilio Suman (INCAS), projeto que acredita no esporte como ferramenta de transformação social, oferecendo oportunidades para que jovens descubram seu potencial e construam um futuro diferente.

O que hoje parece uma grande conquista começou lá atrás: nos primeiros treinos, nas dificuldades superadas, na disciplina diária e na decisão de escolher um caminho positivo através do esporte.

Agora, esses jovens chegam ao moderno complexo esportivo Villa Deportiva Nacional (VIDENA)  Onde será realizado os Jogos panamericano Adulto  2027

levando não apenas a camisa do Brasil, mas também a história de uma cidade e de um projeto que acredita no desenvolvimento da juventude.

Essa conquista deixa uma mensagem importante para toda nova geração: não importa de onde você começa, quando existe oportunidade, dedicação e pessoas que acreditam no seu potencial, o mundo pode se tornar o seu destino.

Que a trajetória de Sara e Jean inspire muitas outras crianças e jovens a entenderem que o esporte vai muito além da competição: ele educa, disciplina, cria valores e abre portas que mudam vidas.

Hoje Botucatu representada através do Instituto Suman, mostra que investir na juventude é acreditar em sonhos capazes de atravessar fronteiras.

Proximo Passo levar Sara ,Jean e equipe no Campeonato Brasileiro de Atletismo em Cuiabá esse grupo que vem se destacando e também vai representar Botucatu nos jogos regionais Julho.

Do projeto social para a Seleção Brasileira. De Botucatu para o mundo. O esporte transforma. 

Continue...

Botucatu Futsal é superado pelo líder São Caetano no Paulista Série A1





O Botucatu Futsal foi derrotado pela Liga Sancaetanense de Futsal por 5 a 2 na noite desta quinta-feira (18), em partida válida pelo Campeonato Paulista Adulto Série A1. O confronto foi disputado no Ginásio Paralímpico de Botucatu e contou com a presença de um bom público.

A equipe visitante, que chegou à rodada na liderança da competição, construiu a vitória ainda no primeiro tempo. Com uma atuação eficiente, o time de São Caetano abriu 3 a 0 no placar com gols de Índio, Lukinhas e Segala.

Na segunda etapa, a Liga Sancaetanense ampliou a vantagem com mais dois gols, marcados por Índio e André. Buscando reagir, o Botucatu Futsal passou a utilizar o goleiro-linha e conseguiu diminuir a diferença com Vinicius Preguiça e Toffoli, mas não foi suficiente para evitar a derrota.

Com o resultado, o Botucatu Futsal passa a ocupar a 10ª colocação na tabela, somando duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Já a equipe de São Caetano segue na liderança da competição, com cinco vitórias e um empate.

Após a partida, o técnico Guilherme Coiado destacou a dificuldade do confronto diante da principal equipe do campeonato. "A gente sabia das dificuldades do jogo, pois enfrentamos a melhor equipe da competição. Nosso primeiro tempo foi um pouco abaixo do esperado, reagimos no segundo tempo, mas infelizmente não conseguimos um resultado positivo. Agora é pensar na próxima partida", comentou o treinador.

O próximo compromisso do Botucatu Futsal será no dia 25, fora de casa, diante do Santo André. A partida está marcada para as 20 horas e será mais uma oportunidade para a equipe buscar recuperação na tabela do Campeonato Paulista Série A1.

Continue...

Botucatu Futsal busca reabilitação diante da invicta Liga Sancaetanense pela Série A1 do Paulista

O jogador Bavaroti é o artilheiro da equipe com 7 gols

O Botucatu Futsal volta à quadra nesta quinta-feira (18) para mais um importante compromisso pelo Campeonato Paulista de Futsal 2026 – Série A1, categoria principal. A equipe botucatuense recebe a Liga Sancaetanense de Futsal, a partir das 19 horas, no Ginásio Paralímpico, em Botucatu.

A partida promete ser uma das mais desafiadoras da temporada para o time da casa. O confronto terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Vamos Falar de Esportes, permitindo que os torcedores acompanhem todos os detalhes do duelo.

O Botucatu Futsal chega ao confronto buscando recuperação após a derrota por 4 a 3 para o Pulo Futsal, em Campinas, na rodada passada. Apesar do revés, a equipe mostrou poder de reação e competitividade durante toda a partida, mantendo-se viva até os minutos finais.

Na classificação, o representante botucatuense ocupa atualmente a 10ª colocação, com oito pontos, resultado de duas vitórias, dois empates e três derrotas. Uma vitória diante da equipe do ABC Paulista pode aproximar o time das primeiras posições e fortalecer a campanha na busca pela classificação.

Do outro lado estará uma das equipes de melhor desempenho na competição. A Liga Sancaetanense de Futsal segue invicta no campeonato, somando quatro vitórias e um empate, campanha que lhe garante a terceira colocação na tabela. Com um sistema defensivo consistente e um ataque eficiente, o adversário chega embalado e disposto a manter sua sequência positiva.

Para o Botucatu Futsal, o fator casa pode ser um diferencial importante. A expectativa é de bom público no Ginásio Paralímpico para apoiar a equipe em um confronto que pode marcar a retomada do caminho das vitórias diante de um dos favoritos da competição.

Serviço

Campeonato Paulista de Futsal 2026 – Série A1 (Principal)
Jogo: Botucatu Futsal x Liga Sancaetanense de Futsal
Data: 18 de junho
Horário: 19h
Local: Ginásio Paralímpico – Botucatu
Transmissão: Canal do YouTube Vamos Falar de Esportes.

A expectativa é de uma partida equilibrada, colocando frente a frente a determinação do Botucatu Futsal em reagir na competição e a consistência de uma Liga Sancaetanense que ainda não sabe o que é perder no Campeonato Paulista. 



Continue...

Botonistas de Botucatu e Barra Bonita se destacam em Open da Federação


Os botonistas de Botucatu e Barra Bonita tiveram participação de destaque no Open da Federação Paulista de Futebol de Mesa, realizado no último sábado (13), no tradicional Clube Meninos, na capital paulista. A competição reuniu alguns dos principais atletas da modalidade no Estado e contou com a presença dos botucatuenses Rodrigo Tuvira, Valtinho e Paulo Rogério Pinto, além dos representantes de Barra Bonita, Leandro Luchi e Manu Luchi.

O principal resultado da delegação ficou por conta de Paulo Rogério Pinto, que conquistou a terceira colocação na categoria Master 2. Demonstrando regularidade ao longo da competição, o atleta somou oito vitórias, três empates e apenas duas derrotas. No desempenho ofensivo, marcou 51 gols e sofreu 39, garantindo presença no pódio entre os melhores da categoria.

Outro grande destaque foi Manu Luchi. Atual campeão brasileiro Sub-18, o atleta confirmou o favoritismo e conquistou o título do Open. Com campanha dominante, Manu venceu dez das onze partidas disputadas, sofrendo apenas uma derrota. O campeão marcou impressionantes 69 gols e sofreu apenas 31, encerrando a competição com mais uma importante conquista para sua carreira.

Na Segunda Divisão, Rodrigo Tuvira também teve excelente desempenho ao terminar na oitava colocação. O botonista de Botucatu conquistou seis vitórias, dois empates e três derrotas, anotando 44 gols e sofrendo 30 durante a competição. Valtinho também competiu na segunda divisão e ficou na 16ª colocação com 3 vitorias, 1 empate e 6 derrotas, tendo marcado 20 gols contra 34 sofridos.

Já Leandro Luchi encerrou sua participação na 17ª colocação da Segunda Divisão. O atleta de Barra Bonita registrou duas vitórias, dois empates e três derrotas, com 25 gols marcados e 25 sofridos.

Os resultados reforçam a força do futebol de mesa da região, que segue conquistando espaço e obtendo resultados expressivos em competições estaduais, com atletas figurando entre os principais nomes da modalidade em São Paulo.

 

Continue...

Atletismo de Botucatu conquista medalha nos Jogos Abertos da Juventude



A atletismo de Botucatu voltou a mostrar sua força com a conquista da medalha de bronze no revezamento 4x100 metros feminino nos Jogos Abertos da Juventude, que estão acontecendo em Barretos. “Esse resultado representa muito mais do que um lugar no pódio. Representa a força do nosso atletismo no cenário estadual”, comentou o professor MárioVasquez. “Treinando todos os dias às 6 horas da manhã, essas jovens mostram que resultados não acontecem por acaso. São fruto de disciplina diária, trabalho sério e muita dedicação em busca de evolução constante dentro do esporte”, completou.

Os Jogos da Juventude são uma das competições mais importantes do esporte de base do estado, promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, reunindo grandes talentos e oferecendo experiências fundamentais para o crescimento esportivo dos jovens atletas. Estar no pódio dessa competição mostra que Botucatu segue formando atletas capazes de competir em alto nível e representar com orgulho nossa cidade.

As atletas Nicolle Rodrigues Theodoro e Silva, Kamilly Vitória Santos Cirino Castilho, Julia Gabrielly Baptista Ruiz e Camila Da Cruz Chiarinelli encararam uma rotina intensa de competições, vindo de provas em São Paulo e seguindo no meio da semana para competir em Barretos, demonstrando comprometimento, superação e enorme responsabilidade em defender o nome de nossa cidade.

“Nosso agradecimento à Prefeitura de Botucatu, que sempre esteve ao lado da modalidade oferecendo apoio com transporte e alimentação, algo fundamental para que nossos atletas possam competir e continuar representando o município nas principais competições do estado”, informou o professor Mário Vasques, técnico das meninas.

 

Agora o próximo desafio será ainda maior: representar Botucatu no Campeonato Brasileiro de Atletismo, em Cuiabá. Seguimos acreditando que, com a união entre poder público, empresários e todos que valorizam o esporte, poderemos continuar dando oportunidades para essa juventude seguir sonhando grande e levando o nome da nossa cidade cada vez mais longe.

Continue...

Botucatu conquista três medalhas em um dos mais fortes Campeonatos Paulistas da história





A equipe INCAS Atletismo/Instituto Suman voltou a colocar o nome de Botucatu entre os destaques do atletismo paulista ao conquistar três medalhas no Campeonato Paulista Sub-20 de Atletismo, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

Representada por 10 atletas, a equipe enfrentou alguns dos melhores jovens talentos do Brasil em uma competição que reúne atletas em busca de vagas para campeonatos nacionais e internacionais. O nível técnico foi extremamente elevado, valorizando ainda mais os resultados conquistados pelos atletas botucatuenses.

As medalhas vieram com Sara Custódio, campeã paulista no Lançamento do Dardo, João Roberto, campeão paulista nos 3.000 metros com obstáculos, e Jean Castro, vice-campeão paulista dos 100 metros rasos, em uma chegada decidida nos mínimos detalhes.

Os resultados reforçam a qualidade do trabalho desenvolvido em Botucatu. Sara Custódio está muito próxima do índice internacional da categoria, enquanto Jean Castro já possui índice para representar o Brasil nos 100 metros rasos. Outro destaque foi Pedro Henrique, quarto colocado nos 100 metros, mantendo viva a busca por uma vaga nas provas individuais e no revezamento.

Para o treinador Mario Augusto Vasques, os resultados mostram que Botucatu está formando atletas capazes de competir em igualdade com os principais nomes do atletismo brasileiro. “Essas conquistas representam muito mais do que medalhas. Elas mostram o comprometimento dos atletas, das famílias e de todos que acreditam no esporte como ferramenta de transformação. Estamos competindo com grandes equipes do Estado e do país, e nossos jovens têm demonstrado que pertencem a esse nível.”

Botucatu encerra o Campeonato Paulista Sub-20 com dois títulos estaduais, uma medalha de prata e a certeza de que seus atletas seguem entre os destaques da nova geração do atletismo brasileiro.

Continue...